Sobre a polêmica das carnes e dos embutidos

Essa ultima semana saiu uma notícia que alarmou (mais uma vez!) a população brasileira: grandes produtores de carnes e embutidos vendendo carne adulterada.

O que podemos aprender com isso?

Não é novidade na nutrição que o consumo de embutidos (presunto, peito de peru, tender, mortadela, salsicha, etc) deve ser evitado. Essa notícia só deixou claro o que nós nutricionistas estamos falando a muito tempo: vocês precisam mudar os conceitos do que é ou não saudável e aprender a comer comida de verdade.

Para você entender melhor, vamos fazer uma breve análise da lista de ingredientes de um embutido de uma marca bem conhecida no mercado: Salsicha para Hot Dog Sadia@.



Ingredientes:
Carne mecanicamente separada de frango, gordura suína, carne suína, água, carne de peru, proteína isolada de soja, fécula de mandioca, sal, maltodextrina, condimentos naturais, pimenta preta, regulador de acidez lactato de sódio (INS 325), estabilizantes: tripolifosfato de sódio (INS 451i), polifosfato de sódio (INS 452i) e pirofosfato ácido de sódio (INS 450i), aromas de fumaça natural de fumaça, natural de pimenta branca, naturais e idêntico ao natural de pimenta da Jamaica e preta, realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), antioxidante eritorbato de sódio(INS 316), conservador nitrito de sódio (INS 250) e corante urucum (160b).

Observa-se que existem inúmeros conservantes, estabilizantes, glutamato monossódico (responsável por deixar tudo "mais gostoso") e nitrito de sódio (conservante e fixador de cor - deixa a carne com uma colocação mais vermelha). Todos tem poder cancerígeno e podem causar danos à saúde quando consumidos sem moderação.

Resumindo, é simples: salsicha é uma mistura de coisas nada nutritivas, processadas e coloridas artificialmente. Agora veja bem: gordura suína, fécula de mandioca, soja, maltodextrina, aroma de fumaça e de pimenta são coisas um pouco estranhas quando o objetivo é consumir uma proteína, certo? E tudo isso está lá, no início da lista de ingredientes.

Aí eu te pergunto: isso é comida de verdade?

Vale lembrar que existem algumas substâncias ou alimentos permitidos pela legislação brasileira na confecção de produtos alimentícios, mas isso é assunto para outro post. O que é importante é ficar claro que você pode - e deve - escolher melhor o que ingere e serve para a sua família.

Já sobre as carnes, acredito que a melhor alternativa é comprar as peças em um açougue de qualidade e que você conheça a procedência. Eu mesma já cansei de ir ao supermercado, pegar uma peça de carne embalada e ver que ela estava fora do prazo de validade. E era um supermercado bem renomado aqui em Belo Horizonte!

Quase ninguém verifica isso, mas todos deveriam. E não vale só para carnes, e sim todos os produtos que você leva pra casa.

Portanto, fica aqui mais um alerta do que você deveria estar fazendo a muito tempo mas ainda talvez não tenha feito: desembalar menos e descascar mais.

Sua saúde agradece!


Colágeno: mito ou verdade?

Muito se fala sobre a suplementação de colágeno para diminuir (ou evitar) a flacidez e a celulite (entre outros "benefícios"). Quando eu explico para os meus pacientes que não é bem assim que funciona, surgem várias dúvidas a respeito e todos querem saber se realmente vale ou não a pena investir nesse tipo de suplementação.

Para um melhor entendimento, você precisa saber antes o que é o colágeno. 

O colágeno é uma proteína, que como todas as outras é formada por uma rede de aminoácidos. Quando ingerimos uma proteína, ela é degradada em vários outros aminoácidos pelo processo natural de digestão. O que muitos não sabem é que esses aminoácidos degradados não necessariamente formarão o colágeno novamente.

Explicando melhor: quando ingerimos proteínas, após seu processo de degradação elas serão "encaminhadas" para os processos celulares que mais precisam delas. Pode ser o nosso sistema hormonal, nosso sistema imune, o sangue, os músculos e por aí vai. 

Por exemplo: se você está gripado e usa o colágeno com o objetivo citado acima, é muito mais provável que nesse momento ele seja direcionado para recuperação do seu sistema imune debilitado pela gripe do que para o ganho de massa muscular, diminuição ao da flacidez ou da celulite. Deu pra entender?

Mesmo em pessoas saudáveis, não tem como ter certeza que ele será direcionado para o que você tanto almeja. Afinal, o nosso corpo não funciona do jeito que a gente quer, e sim do jeito que ele precisa para a manutenção de uma boa saúde.

A suplementação de colágeno hoje é muito mais usada com o objetivo de promover a saciedade do que para diminuir a flacidez ou celulite. Portanto, antes de comprar qualquer potinho cor-de-rosa, pergunte ao seu nutricionista se esse suplemento realmente lhe trará algum benefício - é sempre o melhor caminho!



Guia Alimentar para a População Brasileira

Muitos pacientes tem dúvidas em relação à qualidade da alimentação. As mais comuns são:

1. O que são alimentos processados?
2. O que são alimentos in natura?
3. O que são alimentos minimamente processados?

Para essas e muitas outras dúvidas, o Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira, que tem como objetivo ensinar a população um pouco sobre alimentação saudável, como escolher e consumir os alimentos da forma mais adequada possível.

O guia está abaixo e se você tem interesse em solucionar todas as suas dúvidas, vale muito a leitura.



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