Como montar um prato saudável: orientações de Harvard School of Public Health

O Prato Alimentação Saudável, criado por especialistas em nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health e editores da Harvard Health Publications, é um guia para a criação de refeições saudáveis e equilibradas; servidas em um prato ou embaladas em marmitas. 

Faça a maior parte de sua refeição com legumes e frutas – ½ do seu prato:
Selecione por cor e variedade e lembre-se que batatas não contam como vegetais no Prato.
Coma de forma saudável devido a seu impacto negativo sobre o “açúcar” no sangue.

Escolha grãos integrais – ¼ do seu prato:
Grãos integrais e intactos – trigo, cevada, baga de trigo, quinoa, aveia, arroz integral e alimentos feitos com eles, como massa integral – têm um efeito mais suave sobre o “açúcar” no sangue e insulina do que pão branco, arroz branco, e outros grãos refinados.

O poder das proteínas – ¼ do seu prato:
Peixe, frango, feijão e nozes são fontes de proteínas saudáveis e versáteis – podem ser misturadas em saladas e acompanhar vegetais. Limite carne vermelha e evite carnes processadas, como bacon, linguiça e salsicha.

Óleos vegetais saudáveis – com moderação:
Escolha óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva e evite óleos parcialmente hidrogenados, que contêm gorduras trans. Lembre-se que baixo teor de gordura não significa “saudável”.

Beba água, café ou chá:
Evite bebidas açucaradas, limite leite e laticínios a 1-2 porções por dia, e limite sucos a um copo pequeno por dia.

Mantenha-se ativo:
A figura vermelha correndo através da bandeja do Prato Alimentação Saudável é um lembrete de que permanecer ativo também é importante para controlar o peso.

A principal mensagem do Prato Alimentação Saudável é concentrar-se na qualidade da dieta.

O tipo de carboidrato da dieta é mais importante do que a quantidade de carboidratos porque algumas fontes de carboidratos – como legumes (exceto batatas), frutas, grãos integrais e feijões-são mais saudáveis do que outros.

O Prato Alimentação Saudável também aconselha os consumidores a evitarem bebidas açucaradas, uma fonte importante de calorias – geralmente com pouco valor nutricional.

O Prato Alimentação Saudável incentiva os consumidores a usarem óleos saudáveis e não define um percentual máximo de calorias que as pessoas deveriam ingerir diariamente de fontes saudáveis de gordura.

Para mais informações, clique AQUI.



“Copyright © 2011 Harvard University Para mais informações sobre o Prato: Alimentação Saudável, consulte The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T.H. Chan School of Public Health, http://www.thenutritionsource.org and Harvard Health Publications, health.harvard.edu”.

DEXA x Bioimpedância: qual o melhor exame para quem decide realizar a cirurgia bariátrica?

O DEXA é considerado o método padrão para avaliação da composição corporal sobretudo na avaliação do conteúdo mineral ósseo. Consiste na exposição do indivíduo a baixos níveis de radiação que permitem estimar a massa óssea, a massa óssea livre de gordura e o tecido adiposo.

É um método seguro, preciso, não invasivo, de fácil reprodutibilidade e que pode ser conduzido em indivíduos de qualquer idade. Permite a avaliação do estado nutricional e da distribuição de gordura; em estados de doença e distúrbios do crescimento. 

Os planos de saúde, em sua maioria, cobrem esse exame. É a forma mais precisa para avaliação do percentual de gordura tendo em vista que não é possível realizar a medida das pregas cutâneas em grandes obesos. 

Já a BIOIMPEDÂNCIA é um método que tem seus resultados altamente correlacionados com o DEXA, mas, no entanto, não há fórmulas validadas para a avaliação de indivíduos com excesso de peso corporal, sobretudo para aqueles com IMC igual ou maior que 34 Kg/m2. 

Muitos fatores limitam a aplicação da bioimpedância em indivíduos extremamente obesos. Pessoas obesas tem relativo aumento da quantidade de água extracelular e de água corporal total, o que pode superestimar a massa livre de gordura e subestimar a gordura corporal. 

A validade da bioimpedância diminui com a gravidade da da obesidade, porque a obesidade abdominal invalida a consideração do corpo como um cilindro condutor.

Portanto, sem sombra de dúvida, hoje o DEXA é o padrão-ouro para avaliação da saúde óssea e do percentual de gordura de grandes obesos. Converse com seu nutricionista!





Suplementação de vitaminas e minerais após cirurgia bariátrica: quando começar?

Após ter passado pela consulta com o nutricionista e o mesmo tendo avaliado todos os exames laboratoriais, nos casos onde não existe deficiência de nutrientes prévia à cirurgia, a suplementação de vitaminas no pós-operatório deve ser iniciada 1 a 2 dias após a cirurgia. 

Ou seja: assim que você chegar em casa!

Ela é feita através de polivitamínicos que apresentem 100% dos valores necessários diários em pelo menos 2/3 dos nutrientes, mas em muitos casos e de acordo com o perfil do paciente, é são necessárias doses superiores às pré-estabelecidas.

Comprimidos de multivitamínicos por questão de manufatura não suportam essas dosagens em um único comprimido, assim se faz necessário o consumo de 2 a 3 comprimidos, dependendo do multivitamínico de escolha para o paciente em questão.

Seu nutricionista será o responsável por avaliar o seu caso e definir qual será a escolha mais adequada por você, portanto o acompanhamento nutricional torna-se, mais uma vez, fundamental para o sucesso da cirurgia!