Tapioca ou crepioca? Qual a melhor opção?

Muito se fala sobre o consumo da tapioca em substituição aos pães quando o assunto é perda de peso. Porém, o que muita gente não sabe é que a tapioca tem um índice glicêmico alto (praticamente similar ao açúcar), quase não tem fibras e pode comprometer um programa de perda de peso se não for usada corretamente.

Quando queremos perder peso, o mais recomendado é usarmos alimentos de baixo índice glicêmico. Nesse caso, uma alternativa interessante seria, por exemplo, a crepioca (1 colher de sopa de goma de tapioca + 1 ovo + 1 colher de sopa de cottage). Se você colocar um pouco de linhaça ou chia (gorduras do bem), melhor ainda!

Adicionando proteínas e gorduras boas, conseguimos reduzir o índice glicêmico da preparação, reduzindo picos de insulina que podem aumentar as chances de você acumular gordura.

O importante é adequar o seu plano alimentar e fazer isso de forma orientada, sem que você deixe de comer as coisas que gosta. Lembre-se que o impacto que o alimento tem no seu organismo faz toda a diferença para que você consiga alcançar seus objetivos.

Portanto, na grande maioria dos casos (porque em dieta tudo depende!) a crepioca costuma ser uma melhor opção para aquelas pessoas que buscam reduzir o peso corporal.

Consulte sempre seu nutricionista!



O mito de que não se pode mais comer frutas: procede?

Muito se fala hoje, principalmente nas redes sociais, que não se pode mais comer frutas pois "fruta engorda porque tem frutose".

O que muitos não sabem é que a frutose não é maléfica quando consumida através de frutas in natura e bem distribuídas na dieta. 

A frutose será maléfica quando vier na forma de açúcar e xarope de frutose (encontrada, principalmente na grande maioria dos produtos industrializados processados).

Lembre-se de que frutas jamais irão fazer mal à você quando fazem parte de um bom plano alimentar, feito por um nutricionista. Jamais! 

Portanto, o que você precisa entender é que: quando mais natural for a sua alimentação, ou seja, quanto mais comida de verdade você consumir, menor a probabilidade de você ingerir frutose de fontes inadequadas.

Fique atento!



Levedura nutritiva ou nutritional yeast: você sabe o que é?

A levedura nutritiva (ou levedura de cerveja) é uma levedura inativa, semelhante ao fermento biológico, mas com mais sabor. 

Tem cor amarela, um aroma inconfundível e agradável e um gostinho de castanhas e queijo (também existem outros sabores). É considerada um suplemento nutritivo, pois contém altos teores de proteína, ácido fólico e vitaminas.

O mais importante é que oferece, principalmente aos veganos e vegetarianos, uma fonte não animal de vitamina B12.

Pode ser acrescentada às saladas, molhos de saladas, massas, sopas, molhos e temperos. Fica gostoso até na pipoca fresquinha.

Onde encontrar? Em lojas de produtos naturais.