Páginas

Pesquisar

Fitoterápicos e perda de peso: será que realmente funciona?

Muitas pessoas chegam ao consultório dizendo que leram por aí que tal erva/suplemento ajuda a emagrecer. Nesse momento, é necessária muita cautela e conhecimento, pois nem todos os fitoterápicos tem essa função.

Além disso, o mais importante a se lembrar é que o efeito de todos é sutil e pode variar de pessoa para pessoa (tem gente que tem uma boa resposta, outros nem tanto) e deve ser sempre acompanhado de reeducação alimentar, prática regular de atividade física e mudanças no estilo de vida, como todo projeto que tem como objetivo final um estilo de vida saudável. Portanto, antes de você sair comprando qualquer coisa por aí, vale a pena conhecer os mais comuns e os que realmente possuem (ou não) algum efeito.

Fibra solúvel: os mais comuns são a goma guar, glucomanan, pectina, ágar. Elas aumentam a saciedade, controlam a glicemia e inibem a absorção de gorduras, ajudando até no controle do colesterol. Boa eficácia.

Cissus quadrangularis: é uma erva indiana. Aumenta a creatina muscular e libera 5-HTP (aminoácido que participa da síntese de serotonina, aumentando a sensação de saciedade). Boa eficácia.

Hoodia Gordoni: é um cactus africano. Ajuda na diminuição do apetite. Modesta eficácia.

Caralluma Fimbriata: presente em cactus e promete supressão do apetite. Não tem eficácia e foi proibida pela ANVISA pois não possui comprovação da mesma.

Chá Verde: aumenta o metabolismo basal e tem efeito termogênico. Estudos mostraram que o aumento da taxa metabólica basal ocasionado pela suplementação de chá verde é de apenas 4%, ou seja, não tem efeito significativo no emagrecimento.

Citrus Aurantium: é o extrato de óleos essenciais da laranja. Promete a quebra de gordura, além do efeito termogênico. Fraca eficácia.

Quitosana: presente na casca de crustáceos, promete a inibição da absorção de gordura. Cuidado redobrado aos alérgicos à frutos do mar, que não devem fazer uso em hipótese alguma. Fraca eficácia.

Fica a dica: antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, seja manipulada ou comprada pronta, consulte seu nutricionista.