Uma pergunta formulada por muitas pessoas quando se recomenda que aumentem a ingestão de fibras é: como enriquecer a dieta com muita fibra sem se sentir inflado ou ir ao banheiro toda hora? A solução é manter uma dieta com muitas refeições menores, e que incluam carboidratos, proteínas e gorduras.
Essas pequenas refeições liberam energia gradualmente, sendo menor o volume de fibra ingerida de cada vez, formando assim, menos gases. Isso acontece porque as bactérias benéficas do intestino consomem as fibras. O gás pode ser um resíduo da digestão bacteriana, mas quando se ingere fibra em menor quantidade, menos gás é produzido.
O problema da flatulência pode ser combatido com a seguinte lista, que relaciona alimentos ricos em fibra e que formam menos gases:
- Frutas frescas com casca, frutas secas e sucos de fruta com polpa
- Batatas, batata doce e inhame com casca
- Ervilha fresca
- Cenoura
- Abóbora
- Tomate
- Alface de todos os tipos
- Grãos e cereais integrais.
Uma outra alternativa, que uso muito na prática clínica, seria incluir lactobacillos vivos no dia-a-dia. Eles podem ser manipulados em farmácias ou encontrados nos leites fermentados, como Yakult, Actimel e em alguns iogurtes, como Activia, por exemplo. Mas, antes de incluí-los em sua alimentação, converse com seu nutricionista.