Pesquisar

Sabemos que os ovos são alimentos nutritivos, ricos em proteínas e também em gordura saturada. Por fazerem parte da rotina da maioria da população, a dúvida que sempre aparece é: quantos ovos posso comer ao dia?

Para responder essa pergunta, antes você precisa saber que, por serem alimentos ricos em gordura saturada, devem ter seu consumo limitado. A Organização Mundial de Saúde orienta que o consumo de gordura para pessoas saudáveis deve ser de 30% do valor calórico total da dieta, sendo somente 10% desse valor vindo das gorduras saturadas. Para pessoas com doenças cardiovasculares, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que esse valor caia para 5 a 7%.

Em termos práticos, se uma pessoa consome 2.000 calorias/dia, o consumo de gorduras totais não deveria passar de 600 calorias (30% do total) — o que representa 66 gramas. As gorduras saturadas deveriam somar no máximo 10% dessa quantidade, ou cerca de 6,6 gramas.

Um ovo grande contém em média 5 g de gordura, sendo, também em média, 2 g de saturada. Considerando que você é uma pessoa saudável, se consumir dois ovos ao dia, feitos no azeite e não na manteiga (que também é uma fonte de gordura saturada) terá consumido - só dos ovos - 4 g desse tipo de gordura.

Considerando que a gordura saturada também está presente em outros alimentos, percebe-se a importância de uma boa prescrição nutricional, calculada de forma personalizada. Tanto para manutenção da saúde quando para o tratamento de doenças pré-existentes.

Conheça meu trabalho ou marque sua consulta, acessando: https://linktr.ee/nutrirenatarodrigues