Matéria Revista 02 por Minuto - Lanches

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Comer algo entre as principais refeições do dia é importante para quem deseja manter o corpo em forma. Confira dicas de opções saudáveis para este momento

Por Fausto Fagioli Fonseca

A idéia de ingerir alimentos entre as principais refeições do dia pode até parecer estranha para quem busca manter o corpo em forma. Porém, aqueles lanchinhos entre as refeições ajudam a manter o metabolismo acelerado, queimando até algumas gordurinhas que teimam em aparecer.

“Para manter o corpo sempre em forma, devemos nos alimentar durante todo o dia, com refeições leves que deverão ser feitas em um intervalo máximo de 4 horas. Assim, mantemos o metabolismo sempre funcionando e manter ou perder peso se torna mais fácil e adequado”, explica Renata Rodrigues de Oliveira, nutricionista do Instituto Mineiro de Endocrinologia, que completa.

“Se a pessoa ficar um longo tempo sem se alimentar, o organismo entende que está passando por um período de jejum. E isso não é nem um pouco interessante para, por exemplo, pessoas que precisam perder peso. Ficar longas horas sem se alimentar deixa o metabolismo preguiçoso e o processo de perda de peso muito mais lento”.

Posso comer qualquer coisa?
Falar que cada indivíduo tem um tipo diferente de metabolismo, e que as necessidades alimentares são diferentes de pessoa para pessoa pode até soar repetitivo, mas, na verdade, é assim mesmo que funciona.

Se o indivíduo pratica um esporte como a corrida, por exemplo, regularmente, ele terá necessidade de alguns tipos específicos de alimentos, como fala Priscila Di Ciero, nutricionista esportiva. “A quantidade de proteínas para quem faz uma atividade física geralmente é maior, e as refeições intermediárias devem conter mais a essa substância”, resume.

As principais fontes de proteína são: pão integral, carne, iogurte, feijões, nozes, ovos, queijos, peixe, leite, soja, amendoim etc. Porém, pessoas que buscam uma dieta de diminuição de peso, os alimentos a serem ingeridos são outros. “Quem tem como objetivo a perda de peso deve comer alimentos leves, com baixo valor calórico e ricos em fibras, responsáveis por dar saciedade e controlar a fome”.

Confira as dicas das nutricionistas para não errar no seu lanche em cada horário do dia:

Lanche entre o café da manhã e o almoço: Frutas, sucos de frutas, gelatina, água de coco, iogurtes, barrinhas de proteínas, barrinhas de cereais, picolés de frutas, biscoitos leves.

Lanche da tarde: idem ao da manhã ou ainda pode conter vitamina de frutas com leite, pão com queijo branco, torrada com geléia, salada de frutas, barrinhas de proteína, iogurtes, leite com cereal etc.

Lanche da noite: deve ser feito pelo menos 1 hora antes de se deitar. Pode ser um suco, leite, iogurte, gelatina ou chá. Alimentos líquidos são de digestão mais rápida, evitando o desconforto antes de dormir.

Antes dos treinamentos: antes da corrida o lanche deve ser leve e de fácil digestão além de ser ingerido cerca de 30 minutos antes da atividade física. Pode conter frutas ou iogurte.