Churrascos: o que comer?

Churrasco é sinônimo de descontração e alegria. Mas também significa horas e horas beliscando e comendo delícias que contém muitas calorias e principalmente gorduras. 

O que fazer para não perder estes momentos? 

  • Em primeiro lugar, acorde e alimente-se bem. Esta é uma forma de chegar ao seu encontro sem muita fome, já que os churrascos demoram a começar.  

  • Comece pela salada. Saladas de folhas são sempre bem vindas e também legumes crus, como cenouras, beterrabas, pepino, salsão. Vinagrete é liberado se for feito sem azeite. Esqueça a combinação batata e maionese. São ricas em carboidratos e gorduras.

    • Arroz e farofa são alimentos sempre presentes. Consuma no máximo 3 colheres de sopa de arroz comum e no caso da farofa cuidado, pois em geral são feitas com muita gordura. Fique com apenas 1 colher de sopa. Se você escolher estas opções, esqueça o pãozinho. Ou se preferir, fique com o pão e a salada para acompanhar as carnes.

      • Cebola e legumes na grelha são pobres em calorias e a batata assada, simples, também pode ser incluída. Se comer a batata não coma o arroz, pois não há necessidade.

        • Prefira as carnes mais magras e se não for possível, retire a camada externa de gordura antes de comer. Peixes e aves são bem menos calóricos, lembre-se disso.

          • E as bebidas? Tomo mundo vai lembrar da cerveja. Mas lembre-se que em quantidades pequenas até tudo bem, afinal é um churrasco. Mas se exagerar as calorias vão aumentar muito, afinal cada chopp possui em média o mesmo tanto de calorias que um pãozinho francês (e com miolo!). Você já experimentou acompanhar o churrasco com chá gelado? É refrescante e aromático, principalmente se guarnecido com fatias de limão e ramos de hortelã.

              • Na hora da sobremesa, esqueça os doces e bolos à base de coberturas gordurosas como chantilly e cremes hidrogenados. Prefira frutas frescas. O abacaxi é ótimo, pois contém a enzima bromelina, que ajuda na digestão de carnes. A famosa banana assada c/ canela também é uma excelente escolha, mas dispense o leite condensado.

              E lembre-se: exagerou em um evento? Compense no dia posterior dando preferencia às saladas e sopas, sem esquecer de praticar atividade física para queimar as calorias em excesso!