Páginas

Pesquisar

O supermercado: entenda seu metabolismo e a queima de gordura

Como o nosso corpo aproveita e armazena a energia do que comemos?

Pense num supermercado com 30 caixas e nele entram 4 tipos diferentes de clientes: pessoas que carregam as gorduras, os açúcares, os carboidratos e as proteínas.

Independente do tipo de cliente, imagine que hoje irão ao supermercado 1000 pessoas. Metade na hora do almoço e a outra metade à noite. Ao final das compras elas irão aos caixas e filas serão formadas. São somente 30 caixas  e 500 pessoas para pagar. As filas, no nosso corpo, viram gordura e são armazenadas naqueles locais indesejáveis: barriga, quadril, braços....

Não adianta ficar um período do dia vazio, pois filas serão formadas  da mesma maneira quando entrarem muitas pessoas ao mesmo tempo. E o pior: se isso acontecer diariamente, o dono do supermercado (nosso corpo), que é um empresário bastante pessimista, por pensar que o movimento sempre continuará pequeno, demitirá 2 funcionários desativando os caixas, pois eles ficam sem trabalho durante quase todo o dia. Quando entrarem 500 pessoas novamente, as filas serão ainda maiores. 


Traduzindo: quando comemos muito de uma vez (= entram muitas pessoas de uma só vez), independente do que seja - pão, fruta ou carne, acumulamos bastante gordura corporal (fila). Se ainda ficarmos muito tempo em jejum, sem entrar ninguém por um bom tempo, quando comermos novamente, a chance de engordarmos é maior. Diminuirá o número de caixas, e o corpo aumentará a eficiência do armazenamento de gordura. Em 100 calorias, ele armazenaria 30 em gordura mas ao ficar em jejum por um longo período ele acumulará 40 por causa do menor número de caixas. Se você achar que é vantagem ficar sem comer por bastante tempo, sentindo fome ou não, quando comer, essa comida o engordará mais que o normal, pois o corpo está precisando.

Por outro lado, se forem 1000 pessoas ao supermercado mas divididas em 5 vezes, as filas serão bem menores ao logo do dia. Se dividirmos o fluxo em 6 vezes, menos pessoas irão esperar, o que significa que acumularemos menos gordura, mesmo que entrem 100 pessoas diariamente. Com a mesma quantidade de calorias por dia podemos engordar mais ou menos ou até emagrecer. E outra: se entrarem pessoas 6 vezes por dia, o dono do supermercado não poderá demitir ninguém. Traduzindo: se você comer equilibradamente durante o dia não ocorrerá maior aproveitamento das calorias da alimentação e você poderá até mesmo ingerí-las em maior quantidade e não engordar.

Cada vez que você ficar muito tempo sem comer, seu organismo diminuirá a capacidade de processamento de calorias e também aumentará o armazenamento quando comer. Passamos, então, a ganhar mais peso, mesmo comendo menos. Um pão ou qualquer outro alimento engorda muito mais após muitas horas em jejum.

O supermercado nos finais de semana:
Outra situação pior e que acontece sempre: imagine que nessa semana irão ao supermercado 7000 pessoas. Durante o meio da semana ele ficará vazio e lotará no final de semana. Nesse caso, o dono do supermercado demitirá um número maior de caixas, pois alguns ficarão à toa quase todos os dias. No final de semana, certamente as filas serão maiores. Portanto, não adianta comer pouco durante a semana e se esbaldar em 2 dias (relembre a teoria dos baldinhos!). Você engordará muito mais, mesmo que a soma semanal de calorias seja igual. Se for comer 7000 Kcal por semana, tente dividí-las igualmente durante todos os dias. Você terá um resultado bem melhor e com mais dificuldade em ganhar novamente o peso perdido.




Todos os que comem pouco de segunda a sexta e muito nos finais de semana, têm tendência a engordar. Assim, se você fizer dessa maneira, desista. Ou você muda, ou não irá atingir seus objetivos de definição, enrijecimento ou emagrecimento.

Repare nas pessoas que você conhece. Quase todos os que travam uma luta contra a balança não se alimentam de forma equilibrada. Alternam entre comer muito e comer pouco. Um mês de dieta, um fora da dieta. Meio de semana comendo regradamente final de semana sem regras. Ou seja: muitas pessoas de uma vez fazendo compras e em outro período, quase ninguém. Dessa maneira você está treinando seu organismo (supermercado) a absorver e aproveitar o máximo de calorias possíveis. Engordar ficará muito fácil e o seu objetivo, cada vez mais longe!


Adaptado do livro "As Verdades que Você Precisa Saber", de Rodrigo Paiva.