Estabelecendo metas: a atividade física + o emagrecimento

Para perder peso de nada adianta fazer mudanças bruscas na sua rotina da noite pro dia. Você não vai conseguir, o seu grau de frustração vai aumentar e todo o seu projeto de perda de peso pode ir por água abaixo. Portanto, estabeleça metas. 

Meta 1: Atividade Física:
Você se considera uma pessoa fisicamente ativa, ou seja, pratica algum tipo de atividade 4 vezes na semana, 40 minutos ao dia? Para perdermos peso, precisamos de 200 minutos de exercícios semanais. Se a resposta for negativa, pense como é possível realizá-la. Acordar mais cedo ou começar a trabalhar um pouco mais tarde já é um bom começo. Se não tiver jeito e você for começar uma atividade no final do dia de trabalho, cuidado com o desânimo. Muitas vezes, a nossa rotina é tão pesada que chegamos em casa e não temos vontade de fazer mais nada. Se isso acontece com você, comece mais cedo. A probabilidade de você conseguir fazer isso a longo prazo é muito maior.

Comece caminhando levemente e vá aumentando o ritmo a medida que se sentir treinado. Uma boa dica é a seguinte: se a sua caminhada é igual a um passeio no shopping, onde você praticamente não sua, tem algo errado. Você precisa sentir que está fazendo algum esforço - de nada adianta programar um horário para o exercício se você não está fazendo da forma correta.





Meta 2: O Emagrecimento:
Estabeleça alguns valores, mesmo que você esteja muito acima do peso. Por exemplo: você pesa 100 kg e quer eliminar 5 kg nos próximos dois meses. Então, nesse tempo você deverá estar pesando 95 kg. Quando atingir a meta, proponha uma mais alta. Assim você se sentirá estimulado em todo o processo.

Você também pode estipular as suas metas de acordo com as suas roupas, como vestir aquela calça que não serve em você a anos em X meses. Roupas são excelentes medidores. Às vezes o peso na balança não altera tanto (principalmente quando se pratica atividade física), mas nas roupas a diferença é muito grande porque perdemos gordura corporal, e é esse o maior objetivo do emagrecimento - perder gordura e não encontrá-la nunca mais!

E você? Quais são os seus objetivos e metas? Vamos começar a colocar tudo em prática?