Páginas

Pesquisar

Quer emagrecer? Decida sobre as bebidas alcoólicas

Sua dieta incentiva a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas? Em caso afirmativo, como você se sente quanto a suspender o álcool?

Se você deseja incluir bebidas alcoólicas em sua dieta, é necessário planejar com antecedência esse consumo, do mesmo modo que se faz com os alimentos. Isso significa limitar seu consumo e assegurar que o álcool não fará com que suas restrições alimentares sejam inúteis.

Infelizmente, o álcool contém calorias - e um monte! Com 7 calorias por grama, é aproximadamente 2 vezes mais calórico do que as proteínas e carboidratos (que têm 4 calorias por grama). Além disso, a maior parte dos componentes de uma bebida são altamente calóricos: um aperitivo ou um inofensivo drink pode conter até 400 kcal!

Muitas pessoas que fazem dieta tentam compensar essas calorias comendo menos, mas fazer isso pode levá-lo a comer o dobro depois, porque o álcool por si só tem a tendência de diminuir a sua inibição, contribuindo para que você coma exageradamente ou alguma coisa que não está planejada. Quem nunca chegou de uma festa e atacou a geladeira? Por aí....



Decidir espontaneamente sobre beber pode parecer uma atitude simples. Porém, para aderir à dieta de forma a alcançar metas, o controle da ingestão de álcool é tão necessário quanto o controle da alimentação espontânea. De outra maneira, você estará se colocando em risco de voltar a engordar, mais cedo ou mais tarde. Portanto, precisa se decidir se irá beber e o quanto irá beber hoje, antes de estar exposto à questão - caso contrário, irá beber demais.

Pense em duas opções: você pode decidir não beber ou beber dentro de um limite pré-estabelecido. Por exemplo, tomar uma dose por dia, semana, mês ou algo assim. Decidir pelo consumo de bebidas alcoólicas exige cuidados para não aumentar muito o valor calórico da sua alimentação. Pergunte para si mesmo: quero mesmo ingerir minhas calorias desse modo? Seria melhor comer X ou Y em vez de beber? 

Para saber o valor calórico de algumas bebidas, clique aqui.

Se essa decisão gera conflitos pra você, faça uma lista de vantagens e desvantagens de beber. 

Qualquer decisão que você tomar sobre bebidas será válida desde que você:
  • Não coma em menor quantidade para compensar,
  • Faça um planejamento antecipado de quando e quanto irá beber,
  • Calcule, com antecedência, as calorias da bebida escolhida e
  • Impeça que o álcool contribua para uma alimentação espontânea.