Páginas

Pesquisar

Reduzindos os triglicérides e o colesterol

O primeiro passo para redução dos triglicérides inclui perda de peso, aderência à dieta rica em ácidos graxos insaturados, prática de exercício físico, cessação do tabagismo e limitação no consumo de álcool. A adesão a essa estratégia diminui as concentrações séricas de TG em 20-30%, já que essa é a fração lipídica mais sensível a modificações dietéticas, e de colesterol em 10-20%.
 
Os ácidos graxos poli-isaturados podem ser encontrados em fontes como óleos vegetais (azeite, canola, soja, mostarda, semente de linhaça), castanhas, amêndoas, amendoins, nozes e alimentos marinhos (salmão, atum, cavala, óleos de origem marinha).

O exercício físico regular também em efeitos benéfico sobre a hipertrigliceridemia e aumenta os valores plasmáticos de HDL (o colesterol bom). Os exercícios físicos aeróbicos (ex: andar, correr, dançar, bicicleta, vôlei, futebol, etc) promovem aumento na concentração plasmática de HDL de 5 a 10%, e a recomendação para aquisição de valores ótimos são 5 sessões de 30 minutos de exercício aeróbico vigoroso por semana.