Páginas

Pesquisar

Tudo que você precisa saber sobre sódio

Nos últimos tempos, muito se discute sobre a ingestão diária de sódio, então vale a pena esclarecer algumas dúvidas. Hoje se trabalha com a nutrição preventiva, portanto, mesmo que você seja uma pessoa completamente saudável vale a pena prestar atenção nas novas recomendações.

No organismo, o sódio tem papel importante na manutenção do equilíbrio de fluídos, na condução/transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular. Portanto, retirar completamente o sódio da alimentação é uma atitude radical que pode trazer problemas à saúde se feita sem cautela. Por outro lado, excessos no consumo estão diretamente relacionados ao aumento da pressão arterial em algumas pessoas.

A principal fonte de sódio na dieta é o sal adicionado, na forma de cloreto de sódio. Uma colher de chá de sal tem 2300 mg de sódio. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão de sódio seja MENOR QUE 5 g ao dia. Esse valor é equivalente a 5 pacotinhos (daqueles que encontramos nos restaurantes a quilo) ou 1 colher de chá rasa ao dia.

Carnes e sopas enlatadas, condimentos, alimentos conservados e petiscos tradicionais (batata chips, bolachas, salgadinhos) são riquíssimos em sódio. Sopas e condimentos têm de 400 a 500 mg de sódio por porção. Carnes defumadas, processadas ou curadas (como aquelas para lanche tipo presunto, carne de boi enlatada e salsicha), queijos processados e peixe enlatado fornecem de 400 a 800 mg de sódio por porção. Alguns condimentos, como o molho de soja (shoyu), têm acima de 1000 mg por porção. É muita coisa!

Fontes naturais de sódio como leite, carne, ovos e a maioria das hortaliças fornecem apenas 10% do sódio consumido. O leite, por exemplo, fornece cerca de 120 mg por xícara. Carne, frango e peixe in natura fornecem 90 mg por porção de 100 g. Pães, 160 mg por fatia, embora pães com fermento químico (muffins e biscoitos) contenham acima de 300 mg por porção. Hortaliças em geral fornecem 40 mg por xícara de chá. Massas e pratos de arroz instantâneo são excepcionalmente ricos em sódio, fornecendo mais de 700 mg por porção.

Agora você se pergunta: como saber se um produto é rico em sódio ou não? Alimentos que possuem um teor de sódio de 400 mg por 100 g ou 100 ml devem ser evitados. 

Portanto, a dica é simples: quanto mais limpa e natural a sua alimentação diária for (leia-se rica em grãos integrais, frutas, legumes, verduras, além de laticínios magros e temperos à base de ervas frescas ao invés dos prontos), melhor para a sua saúde.