Páginas

Pesquisar

Arroz branco x arroz integral

Sabemos hoje que nossa alimentação deve conter carboidratos de absorção lenta e que liberam a energia gradualmente ao nosso organismo. Os grãos integrais possuem um tempo prolongado de digestão, pois devido à presença de casca nesses grãos, as enzimas digestórias possuem dificuldade em hidrolisar o amido. Dessa forma, os grãos integrais depois de mastigados e deglutidos permanecem longo tempo no estômago em contato com o ácido clorídrico, responsável pelo enfraquecimento das fibras e facilitando a digestão. 

O tempo exato de digestão de carboidratos simples e complexos depende de vários fatores como a presença de outros macronutrientes na refeição, tempo em jejum, etc. Entretanto, testes mostram que o tempo necessário para a digestão e absorção completa de carboidratos simples é de aproximadamente 20 minutos, enquanto a digestão e absorção da mesma quantidade de carboidratos complexos podem levar até 2 horas.

Por isso, em tratamentos para perda de peso devemos optar sempre por carboidratos complexos, como grãos e cereais integrais, macarrão integral, batata doce, arroz integral e por aí vai. No caso do arroz, se você trocar o branco pelo integral ficará satisfeito por muito mais tempo comendo a mesma quantidade.