Páginas

Pesquisar

Situações de engorda: beliscar

O beliscar é um comportamento típico de quem não percebe o que está colocando na boca. Pega-se um pedaço de qualquer coisa, e sai comendo, andando, conversando e nem percebe-se o gosto. Quando assustamos, já se foi um pacote! Se esse tipo de situação é recorrente na sua vida saiba que ela pode prejudicar todo o seu processo de emagrecimento.

Beliscando o organismo recebe energia o tempo todo e um hormônio construtor bastante conhecido é liberado: insulina. Além de ela diminuir a glicemia transportando a glicose do sangue para o interior das células, também é um dos maiores agentes anabólicos do corpo humano. Sua presença faz o corpo estar pronto para sintetizar tudo: gordura, massa muscular, proteínas, glicogênio....e não queimar nada com eficiência.

Mesmo que a quantidade que esteja entrando seja pouca, como uma bala ou uma dentada em um biscoito, não conseguiremos emagrecer com eficiência. É preciso permanecer certo período em jejum, cerca de 3 a 4 horas, dependendo da refeição anterior. Esse período é importante para a queda da glicemia e também para a entrada em ação do opositor da insulina, o glucagon, melhorando a condição para a queima de gordura. Por isso o equilíbrio é tão importante: não devemos ficar muitas horas sem alimentar e muito menos alimentarmos a toda hora; pois enquanto beliscamos, emagrecemos muito pouco.



Adaptado do livro "As verdades que você precisa saber", de Rodrigo Paiva.