Páginas

Pesquisar

Pão sem glúten ou pão integral?

Primeiramente, vale lembrar que a restrição de glúten NÃO DEVE ser feita, em hipótese alguma, para pessoas saudáveis. Isso somente deve acontecer no caso de pacientes portadores de doença celíaca.

Dito isso, já fica óbvio que usar pão sem glúten não faz a menor diferença, nem sentido, independente do objetivo (perda de peso, ganho de massa muscular, e por aí vai).

O glúten confere elasticidade aos pães, ou seja, ele é responsável por deixar o pão "mais fofinho". E quem não gosta de um pão assim? Desconheço.

Além disso, por ser feito a base de farinhas refinadas, praticamente não tem fibras, não tendo o poder de dar saciedade quando comparado com os pães integrais à base de trigo (ou outros cereais, como aveia). Por esse mesmo motivo pode conter um teor muito maior de carboidratos por fatia, o que não é interessante no caso de pessoas em dietas para perda de peso.

É importante dizer que, o uso de produtos glúten free por pessoas saudáveis pode causar problemas de saúde à longo prazo, mas isso é assunto para outro post.

Portanto, se você não é celíaco, não recomendo o uso de produtos glúten free. Fique atento às modinhas!