Páginas

Pesquisar

Parei de fazer atividade física. Vou engordar?

Por dedução, um estilo de vida sedentário, ou com um nível de atividade física mais baixo do que o habitual, responde por uma grande quantidade de casos de sobrepeso e obesidade em adultos. 

Por exemplo: um gasto energético diário, em movimento, diminuído em cerca de 300 kcal, irá gerar um balanço energético positivo que se traduzirá em excesso de mais de 100.000 calorias consumidas em um ano. Sem dúvida, isso poderia resultar em ganho de peso corporal, chegando a até 50% do excedente calórico anual total causado por uma vida sedentária. 

Se pensarmos que 1 kg de massa corporal é, em média, equivalente a cerca de 7000 kcal, uma redução no nível diário habitual de atividade física de 300 kcal estaria associada a um ganho de peso corporal de 6 a 8 kg, em um ano. 

O ganho de peso seria progressivamente menor com o tempo, já que a taxa metabólica, em repouso e o custo energético para movimentar-se aumentam, em decorrência do acréscimo de massa corporal. Após algum tempo, o equilíbrio energético seria restaurado, porém em um nível novo de massa corporal, agora na faixa de sobrepeso.