Páginas

Pesquisar

Por que cada pessoa engorda em um lugar específico?

Essa é dedicada ao meu querido César...
Todas as pessoas (ou pelo menos a grande maioria) fazem esse tipo de pergunta. Tem gente que quando engorda fica com a barriga saliente, outros aumentam o quadril, outros engordam no corpo todo e por aí vai. Mas, por que isso acontece? A resposta pode parecer cruel, mas é pura...GENÉTICA.

Quando nascemos, possuímos uma "carga" genética específica. Cada um tem a sua e é ela que irá determinar, nesse caso, onde será a deposição de gordura caso você engorde. Para se ter uma prévia do que pode acontecer com você no futuro, comece a olhar com mais atenção para o seu pai e para a sua mãe. Alguma semelhança em termos de formato de corpo você irá encontrar...

Mas, é claro que não podemos nos acomodar e não fazer nada a respeito. Outro fator importantíssimo que influencia no aparecimento da obesidade é o AMBIENTE EM QUE VOCÊ VIVE. Preste bastante atenção e comece a relacionar os fatos. Veja só um exemplo: se na sua casa só tem pessoas que gostam de alimentos calóricos e fast-food, com certeza você será influenciado por isso, ou seja, eventualmente esses serão um dos alimentos que irão fazer parte da sua alimentação. Caso o contrário aconteça, ou seja, você more em uma casa onde a preocupação com alimentação saudável é grande, com certeza irá consumir mais frutas, verduras e legumes (às vezes até sem perceber, mas isso acontece!)...


O que não podemos deixar de levar em consideração são os exercícios físicos. Eles são resposáveis por queimar as calorias que ingerimos em excesso e também modelar o corpo (entre outros inúmeros benefícios). Se você é uma pessoa sedentária, os fatores acima irão lhe causar um grande prejuízo. Se você já pratica atividade física regularmente, o prejuízo pode não ser tão grande assim ou até mesmo se tornar inexistente.


Agora, não se desespere! Isso tudo pode ser evitado! Mas como? É simples. Se você começar a reeducar sua alimentação e mudar seu estilo de vida desde cedo, poderá evitar que isso aconteça. A partir do momento em que você aprende o que deve e o que não deve comer, ninguém mais tira isso de você. E você vira o jogo. Como? Se tornando o responsável por influenciar o ambiente em que vive e também todas as pessoas à sua volta. Todos irão se beneficiar com isso - você tem alguma dúvida?