Páginas

Pesquisar

Você sabe o que é personal diet?

Personal Diet é um termo muito utilizado hoje em dia, que significa, de forma genérica, “dieta personalizada”. Ele consiste em um programa personalizado de orientação nutricional familiar que considera as particularidades de todas as pessoas em uma casa. É, portanto, um programa educativo, direcionado à família como um todo, baseado em uma alimentação nutritiva, saudável e balanceada.

Embora muito se fale sobre o problema dos fast-foods e dos excessos alimentares em festas, sabemos que grande parte das refeições, inclusive das crianças e adolescentes, é feita em casa. O tipo de alimentação disponível em casa e a forma de preparo destes alimentos afeta a saúde, o peso corporal e pode até comprometer o resultado de um plano individual de reeducação alimentar. De todos os ambientes que frequentamos é em nossa própria casa que podemos atuar de maneira mais prática e eficaz.

É neste momento em que o papel da nutricionista torna-se importante, pois ela irá oferecer um cardápio mensal que atenda a esta demanda com todos os cuidados e treinamentos necessários para que o programa funcione. Em uma minuciosa entrevista, realizada em domicílio, várias informações são coletadas sobre os hábitos alimentares, estilos de vida, necessidades nutricionais, horários de refeições, aspectos digestivos e eventuais problemas de saúde de cada integrante da família.

A partir daí, são elaborados os cardápios que serão posteriormente apresentados detalhadamente, em consultório, ao representante da família. Além do cardápio, a família recebe orientações para adequada higienização e conservação de alimentos, várias receitas de pratos saudáveis de acordo com os hábitos da casa e até uma lista organizada de ingredientes para facilitar as compras no supermercado.

Atenção especial é dada à pessoa que prepara a alimentação, seja ela a cozinheira, empregada ou integrante da família. Nas mãos dela, está o sucesso da manutenção do programa. Por isso, é importante que ela aprenda, em linguagem adequada a seu nível de compreensão, os princípios de uma alimentação saudável e, sobretudo, como a forma de preparo dos alimentos influencia a saúde de toda a família. Este treinamento enfoca aspectos de higiene, escolha e armazenamento de ingredientes, técnicas de preparo, dicas de culinária light e noções sobre doenças que podem ser controladas e prevenidas com uma dieta equilibrada.

Após este treinamento, haverá ainda mais um atendimento em consultório para reavaliação do programa e esclarecimento de dúvidas, a fim de assegurar o entendimento de todas as propostas oferecidas. Com todos estes conhecimentos, vai ficar bem mais fácil inovar, criar alternativas e testar novas receitas, evitando, assim, erros alimentares e a monotonia dos cardápios repetitivos e sem graça. Vamos experimentar?