Páginas

Pesquisar

Você sabe o que é bioimpedância?


Todas as pessoas que começam um tratamento com uma nutricionista - seja para perda, ganho ou manutenção de peso, hipertrofia (ganho de massa muscular), tratamento de doenças, entre outros - precisam passar por uma avaliação nutricional e física.


A avaliação nutricional tem como objetivo identificar hábitos alimentares incorretos, possíveis deficiências nutricionais e propor medidas corretivas APLICÁVEIS e que sejam de acordo com os seus hábitos alimentares e estilo de vida.


Na avaliação física - que poderá ser feita pelo seu personal, fisioterapeuta ou nutricionista - serão analisados vários fatores. Os mais importantes são: peso, altura, medidas de circunferência (cintura, quadril, tórax, braço, antebraço, abdômen, coxa e panturrilha) e das dobras cutâneas - as últimas responsáveis por nos dar o seu percentual de gordura. Através da análise de todos esses fatores conseguimos classificar os pacientes como eutróficos ("normais"), com sobrepeso, obesos ou desnutridos.


Existem também outros métodos para análise de composição corporal. A bioimpedância é um deles. O aparelho de bioimpedância consegue medir a quantidade de gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível pelo paciente. A corrente anda mais rápido pelos tecidos magros (que possuem mais água e eletrólitos) e mais devagar pelos tecidos com gordura. Assim, é possível determinar o conteúdo em gordura de um corpo em porcentagem. Por isso, dizemos que uma pessoa tem, por exemplo, 25% de massa gordurosa e 75% de massa magra.


Esse exame torna possível detectar os "falsos magros", ou seja, pessoas com peso adequado mas com o percentual de gordura lá nas alturas. Permite também identificar possíveis riscos à saúde devido ao percentual de gordura excessivamente alto ou baixo, estimar o peso ideal, monitorar o controle hídrico e a composição corporal de atletas.


Devemos ficar atentos, pois nem sempre quando subimos na balança quer dizer que perdemos gordura corporal. Por isso o exame se torna importante. A meta proposta por nós nutricionistas para conseguir um emagrecimento saudável e duradouro é a prática de hábitos alimentares saudáveis e de exercícios físicos regulares. Nenhum caminha sozinho e só assim você será capaz de alcançar seus tão sonhados objetivos. Vale a pena, com certeza!