Páginas

Pesquisar

Fase Intensiva: o primeiro passo

Pessoas que começam um tratamento para perda de peso anseiam por resultados rápidos e duradouros. Para que isso aconteça, pontos importantes devem ser abordados logo no início do processo, que consiste em três fases específicas: intensiva, pré-manutenção e manutenção.


Na primeira etapa - chamada de fase intensiva – o importante é definir o que se espera atingir com o tratamento, estar disposto a mudar os hábitos alimentares e estilo de vida, ou seja, planejar como será o processo de saída do peso atual e chegada na meta inicial. Tudo isso para que os objetivos finais sejam individualizados e selecionados de modo realista.


Não há a menor dúvida que um hábito alimentar inadequado está associado à tendência ao ganho de peso. A qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos, a freqüência das refeições e os fatores que motivam uma pessoa a alimentar-se são aspectos essenciais no equilíbrio da ingestão diária. O aprendizado de um novo comportamento alimentar se traduz em comer em quantidade e freqüência adequadas, realizar trocas inteligentes de temperos e ingredientes, combinando isso à qualidade das refeições, estilo de vida e à prática regular de atividade física.


Durante o processo de redução de peso é natural que, além da perda de gordura, aconteça uma pequena diminuição na massa magra. Por isso, do ponto de vista nutricional, é importante evitar carências de nutrientes pois, dessa forma, é possível garantir que a composição do peso perdido será mais de tecido adiposo do que de tecido magro. Portanto, assegurar que a perda de peso seja constante favorece a redução de reservas de gorduras, limita a perda de massa magra e evita a redução da taxa metabólica de repouso.


Nesta fase, impedir reduções bruscas de peso assim como prevenir o emagrecimento desproporcional e efeito rebote é fundamental. O processo de perda de peso acarreta alterações metabólicas e de composição corporal que exigem constantes ajustes na dieta.


Foi-se o tempo em que reeducação alimentar significava deixar de comer o que gosta. Hoje, contando com uma enorme variedade de receitas e até mesmo refeições congeladas light existentes (usadas quando necessário e de acordo com o estilo de vida) é possível economizar tempo, variar o cardápio e, assim, obter um emagrecimento duradouro.


A qualidade das próximas etapas – pré-manutenção e manutenção - está fortemente ligada à forma como ocorre a fase intensiva. Em conjunto com o controle da ansiedade, do stress e do sono, resultará em benefícios importantes para a saúde e a manutenção futura do peso alcançado.