As 4 leis da alimentação

Quando se fala sobre alimentação saudável devemos sempre seguir as quatro leis da alimentação. Aplicando-as de forma correta você será capaz de beneficiar sua saúde e melhorar a qualidade da sua dieta, tornando-a muito mais adequada às suas reais necessidades.

As quatro leis são:

Qualidade: comer com qualidade significa ser capaz de escolher de forma correta os alimentos, ou seja, compor nossa alimentação de todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os nutrientes essenciais são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Quantidade: significa comer as quantidades corretas de alimentos, que irão variar de acordo com seu peso, altura, idade e nível de atividade física. Vale lembrar que cada pessoa possui uma ingestão e um gasto calórico específico, portanto as quantidades devem ser individualizadas.

Harmonia: saber distribuir os nutrientes essenciais ao longo de todo o dia, assim como não deixar de ingerir nenhum deles e não cometer excessos. As palavras-chave são equilíbrio e variedade. O ideal é, nas principais refeições, tentar ingerir uma fonte de cada nutriente essencial. Por exemplo, no almoço: salada (vitaminas e minerais), azeite (gorduras), arroz e feijão (carboidratos), carne magra (proteínas e gorduras), fruta como sobremesa (vitaminas e minerais).

Adequação: significa adequar a alimentação às suas reais necessidades, preferências individuais e à fase de vida atual, promovendo a saúde e prevenindo doenças. Por exemplo: crianças têm necessidades nutricionais diferentes de um adulto. Gestantes tem necessidades diferentes de um idoso.

Se aplicadas de forma correta e com a ajuda de um profissional especializado, as quatro leis da alimentação podem descomplicar a dieta diária e ainda trazer benefícios ao nosso organismo. Por outro lado, não saber usá-las pode trazer problemas que ocorrem devido à falta ou excesso de nutrientes. Dentre eles: magreza excessiva, obesidade, osteoporose, crescimento inadequado, entre outros.

Portanto, seguir uma dieta balanceada e que possua todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo é fundamental. Além disso, valorizar as preferências individuais e estilo de vida de cada um faz com que atingir as metas e objetivos pessoais seja muito mais fácil e gostoso.