Você aceita um chá?

Preparado através da infusão de folhas, frutas ou raízes com água quente, o chá é uma excelente bebida para os dias frios de inverno. Além de ser saboroso, tomar um chazinho à noite pode ser um ritual de relaxamento, bem-estar e encontro com a família no meio da correria do dia-a-dia.

Existem vários tipos de chás disponíveis no mercado com os mais variados sabores, sendo mais comum encontrá-los em folhas desidratadas ou pó. Além desses tipos, também é possível fazê-los em casa à base de cascas de frutas, como abacaxi, maçã, laranja, maracujá e limão.

Dentre seus benefícios, podemos destacar:

  • Proporciona relaxamento,
  • Melhora do sono (caso não contenha cafeína),
  • Melhora o funcionamento intestinal e a digestão (sene, camomila, boldo, etc),
  • Estímulo ao metabolismo e à diurese, favorecendo a perda de peso (chá verde, vermelho e branco),
  • Possui substâncias antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares,
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Baixo valor calórico.

Atenção especial deve ser dada à forma como você irá adoçá-lo. Como os chás praticamente não têm calorias, podem ser usados à vontade se adoçados com adoçante. Para aquelas pessoas que não toleram ou estão em tratamento para perda de peso, usar metade açúcar e metade adoçante já é um bom começo e diminui bastante o valor calórico total dessa bebida.

Além do açúcar, devem ser evitados complementos calóricos, como chantilly e creme de leite, pois são ricos em gorduras e calorias. Se quiser conferir um sabor especial, dê preferência à canela, gengibre e um pouquinho de mel, pois eles tem menos calorias e não colocam a perder o seu planejamento alimentar diário.