Receitas para o Natal



O Natal está chegando e você ainda está sem idéias do que servir no almoço ou na ceia? Abaixo você encontrará receitas light e sem nenhuma dificuldade no preparo. Mãos à obra e bom apetite!

Salada com Pêssego
Rendimento: 4 porções
Valor Calórico: 120 Kcal por porção

Ingredientes:
4 pêssegos; suco de limão a gosto; 2 xícaras de chá de agrião; 2 xícaras de chá de alface americana; 60 g de peito de peru defumado em cubos; 60 g de mussarela light em cubos; 1 colher de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de suco de laranja; 1 pitada de pimenta do reino; 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Descasque os pêssegos e corte em fatias. Regue com suco de limão. Arrume em uma saladeira o agrião, a alface, o peito de peru e a mussarela. Misture o restante dos ingredientes e regue a salada na hora de servir.

Lombo Recheado Light
Rendimento: 10 porções
Valor Calórico: 265 Kcal por porção

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco magro; 2 dentes de alho amassados; suco de 1 limão; 1 xícara de chá de vinho branco; 1 colher de sopa de mostarda; 4 colheres de sopa de molho de soja; sal a gosto; 1 colher de sopa de farinha de trigo.

Recheio:
1 cebola picada; 2 bananas nanicas picadas; 1 colher de chá de azeite; 2 xícaras de chá de couve picada; 2 xícaras de chá de farinha de milho.

Modo de Preparo:
Abra a lateral do lombo, sem separar as partes, formando uma bolsa. Tempere com o alho, o suco de limão, o vinho, a mostarda, o molho de soja e o sal. Deixe tomar gosto por 6 horas. Refogue a cebola e a banana no azeite e junte a couve. Mexa mais 5 minutos e adicione a farinha de milho e o sal, mexendo e adicionando água se necessário para formar uma farofa úmida. Espere amornar e recheie o lombo. Costure e coloque em uma assadeira. Regue com um pouco de molho e cubra com papel alumínio. Asse por 1 hora. Retire o papel e deixe corar. Retire do forno e espere amornar para fatiar. Na assadeira, coloque o restante dos temperos e dissolva a farinha de trigo em 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e deixe engrossar. Sirva com o molho fatiado.


Farofa Nutritiva
Rendimento: 15 colheres de sopa
Valor Calórico: 15 Kcal por porção (colher de sopa)

Ingredientes:
4 colheres de sopa de semente de linhaça; 8 colheres de sopa de gergelim branco; 3 colheres de sopa de gérmen de trigo cru.  

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo para tostar rapidamente. Mexa sem parar. Bata no liquidificador até virar uma farofinha. Espere esfriar totalmente e guarde num vidro bem fechado.


Risoto de Camarão
Rendimento: 5 porções
Valor Calórico: 200 Kcal por porção

Ingredientes:
5 g de cebola ralada; 1 dente de alho amassado; 3 tomates maduros sem sementes picados; 500 g de camarão sem casca; 200 g de palmito picado; 6 colheres de sopa de arroz cozido; 1 lata de ervilha; coentro e cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo:
Refogue a cebola, o alho e o tomate até formar um molho. Junte o camarão e deixe cozinhar. Coloque o palmito, o arroz e por último o cheiro-verde, o coentro e a ervilha. Misture bem e sirva.  

Massa Caracol de Verão
Rendimento: 4 porções
Valor Calórico: 361 Kcal por porção

Ingredientes:
            3 xícaras de massa tipo caracol; 1 colher de sopa de azeite; 2 xícaras de abobrinha fresca em cubos; 2 colheres de chá de alho amassado; ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino moída; ¼ de colher de chá de sal; 2 xícaras de tomates frescos picados (aproximadamente 2 e ½ médios); ¼ de xícara de manjericão fresco picado; ¼ de xícara de azeitonas pretas picadas; ½ xícara de queijo parmesão light ralado; ¾ de xícara de mussarela light cortada em cubos.

Modo de Preparo:
            Cozinhe a massa al dente e mantenha na panela para ficar aquecida. Enquanto a massa estiver cozinhando, unte uma frigideira antiaderente grande com azeite e leve ao fogo médio a alto. Adicione a abobrinha, o alho, a pimenta e o sal. Tampe e cozinhe, mexendo de vez em quando ou até a abobrinha ficar macia. Acrescente os tomates, o manjericão e as azeitonas à mistura na frigideira e reduza o fogo. Tampe e cozinhe alguns minutos ou até os tomates estiverem macios. Adicione a massa e misture bem. Retire a frigideira do fogo e coloque metade do parmesão e depois toda a mussarela. Sirva quente, polvilhando cada porção com um pouco do parmesão restante. 

Coroa de Figos
Rendimento: 10 porções
Valor Calórico: 140 Kcal por porção

Ingredientes:
24 figos maduros médios; 1 lata de creme de leite light; 4 colheres de sopa de adoçante em pó; 2 colheres de sopa de hortelã fresca bem picada; folhinhas de hortelã para enfeitar.

Modo de Preparo:
Descasque os figos e corte ao meio. Vá acomodando as metades de figos, com a parte vermelha para fora, um ao lado do outro e depois um sobre o outro. Leve à geladeira por cerca de 6 horas. Misture os ingredientes do molho. Desinforme e sirva bem gelado com a calda de creme de leite. Enfeite com a hortelã e sirva.