O treino ideal para redução de percentual de gordura

Muitas pessoas perguntam qual o treino ideal para ajudar na redução do percentual de gordura corporal, então vamos esclarecer algumas dúvidas.

A combinação ideal é aeróbico (leia-se esteira, bicicleta, corrida, jump, spinning e por aí vai...) + musculação. Não, você não leu errado. A musculação ajuda - e muito - na redução do percentual de gordura.

Como esses dois exercícios, combinados, trazem benefícios? Bom, o exercício aeróbico age facilitando a mobilização de gordura corporal como fonte de energia. Quanto maior o tempo de exercício, maior o recrutamento de gordura. Isso acontece porque os estoques de carboidratos já foram utilizados, então a partir daí a gordura entra em cena.

A musculação atua no sentido de manter ou proporcionar um maior ganho de massa muscular. O grande erro da maioria das pessoas é acreditar que para perder peso somente o exercício aeróbico é importante. Ledo engano. Se você tem uma massa musular bem desenvolvida, maior o seu rendimento no exercício aeróbico ou seja, você consegue ficar mais tempo na esteira, na bicicleta, etc, porque você tem mais força e uma musculatura mais desenvolvida. E isso significa maior mobilização de gordura (sem esquecer da menor probabilidade de ocorrerem lesões).

E tem mais: quanto mais massa muscular você tem, mais acelerado será o seu metabolismo, e isso significa poder comer mais e não engordar.

Bom, agora você deve estar se perguntado qual o treino ideal. Isso deve ser acertado com o seu professor de educação física na academia ou com o seu personal. Cada um é cada um, e o que dá certo pra mim nem sempre será o indicado para você.

Além disso, para se obter resultados duradouros, é essencial fazer uma dieta adequada. Recebo no consultório inúmeras pessoas dizendo que malham, gastam fortunas em suplementos e não obtém resultado. Na grande maioria das vezes, o problema está na ingestão alimentar e na combinação errada dos nutrientes. Dieta e exercícios caminham juntos!

Querem conhecer o meu treino? Então vamos lá!

Eu corro 4 vezes na semana e faço musculação 3 vezes.





Meu treino de corrida é o seguinte: ando 5 minutos, corro 10. Isso até completar 1 hora, o que dá cerca de 9 km percorridos. Sobre a musculação, faço 40 minutos, em 3 treinos distintos.


Bons treinos e uma excelente queima de gordura pra vocês!