Maratonistas e ciclistas: o que comer?

Muitas pessoas que começam a praticar corrida ou ciclismo acabam por tomar gosto pelo esporte e se tornam atletas. Porém, o que acontece em alguns casos é a falta de acompanhamento nutricional específico para essas pessoas, que acabam sem saber como se alimentar corretamente e, assim, melhorar seu desempenho.




Abaixo está um exemplo de dieta para esse grupo de atletas:

Horário: 7 às 8 hrs
Atividade: Desjejum
2 fatias de pão branco torrado + 1 copo de suco de frutas + 1 copo de repositor hidroeletrolítico (média de 300 kcal)

Horário: 8 às 9:30 hrs
Atividade: Alongamento (30 minutos) + 1 hora de corrida ou ciclismo vigoroso
1 copo de bebida hidroeletrolítica (ingerido ao longo dos 30 minutos de alongamento) + 120 ml/15 minutos de repositor hidroeletrolítico (durante a atividade vigorosa - média de 150 kcal)

Horário: 9:30 às 10 hrs
Atividade: Café da manhã pós-exercício 
1 ovo cozido + 4 torradas com 2 colheres de sopa de geléia + 1 laranja + 1 xícara de cereal integral com 180 ml de leite desnatado + 360 ml de suco de frutas (média de 900 kcal)

Horário: 10 às 12:30 hrs
Atividade: Atividades relaxantes
360 ml de qualquer líquido, exceto aqueles contendo álcool (média de 75 kcal)

Horário: 12:30 às 13 hrs
Atividade: Almoço
1 prato grande de massa ao molho marinara + 3 fatias de pão francês + 360 ml de suco de frutas  (média de 1200 kcal)




Horário: 13 às 14:45 hrs
Atividade: Atividades relaxantes
360 ml de água

Horário: 14:45 às 15:30 hrs
Atividade: Preparação para a atividade vespertina
360 ml de repositor hidroeletrolítico (média de 75 kcal)

Horário: 15:30 às 19 hrs
Atividade: Trabalho de condicionamento e resistência + treino de habilidades específicas
480 ml de repositor hidroeletrolítico/hora: 120 ml a cada 15 minutos
Pesar-se antes e depois do exercício: para cada 500 g de perda de peso consumir adicionais 500 ml de líquidos (média de 350 kcal)


Vale lembrar que é extremamente importante consultar um profissional especializado para que ele possa montar um cardápio específico para você - não se esqueça!