Páginas

Pesquisar

Obesidade e exercício físico: qual a quantidade necessária?

Segundo o American College of Sports Medicine (2009), para uma perda de peso significativa (entre 5 e 7,5 kg mensais, o que já é bastante coisa!), é necessária a prática de 225 a 420 minutos de exercícios físicos aeróbicos, de intensidade moderada, por semana.

Além disso, o exercício físico resistido (ex: musculação) pode potencializar a perda de massa gorda, quando associado a exercícios físicos aeróbicos, pois aumenta ou promove a manutenção da massa magra durante o processo de emagrecimento, contribuindo para o aumento da taxa metabólica de repouso e do gasto calórico diário; melhora a capacidade funcional, facilitando a prática de atividades físicas diárias (extremamente importante para envelhecermos com saúde e mobilidade), e aumenta a oxidação lipídica (leia queima de gordura) durante e, principalmente, após o exercício físico.

Não podemos esquecer de um ponto importante: procure atividades prazerosas pra você. De nada adianta fazer uma coisa que não te agrada, pois depois de um mês de empolgação você irá desistir. E sabemos hoje que os resultados não aparecem de um dia para o outro, então persistência e disciplina são fundamentais.

Portanto, você aí que sempre lutou contra o peso e achava que dar aquela caminhadinha leve - como se estivesse passeando no shopping -  iria resolver o problema, saiba que terá que fazer um pouco mais do que isso se quiser ter uma perda de peso adequada e sustentável a longo prazo.