Obesos: benefícios do exercício físico

Para quem ainda está na dúvida se deve começar ou não a praticar atividade física para perder peso, conheça alguns benefícios:

Redução da gordura corporal: em razão do aumento do gasto energético e da consequente queima de calorias, ocorre maior diminuição das reservas de gordura corporal.

Diminuição da perda de massa muscular: efeito de grande utilidade nos programas de emagrecimento, pois nesse processo quando a perda de peso é muito drástica e rápida, pode ocorrer perda de massa muscular.

Manutenção e aumento do metabolismo: decorrente do aumento de massa muscular, pois ela é responsável por maior parte do metabolismo orgânico. 




Diminuição da ansiedade e depressão:  indivíduos com tendência à ansiedade e depressão são beneficiados pela liberação de susbtâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. as endorfinas, aumentadas no organismo, auxiliam na diminuição da hiperatividade.

Controle da pressão sanguínea: aumenta a circulação e a quantidade de vasos sanguíneos. Os exercícios físicos ajudam no controle da pressão, tanto alta quanto baixa. 

Melhora da função cardiorespiratória: o fortalecimento do coração e do pulmão, por meio do exercício físico é de extrema importância, pois o indivíduo obeso geralmente tem a função desses órgãos prejudicada.




Aumento da oxidação dos ácidos graxos livres (gordura), tanto durante, como após o exercício.

Redução do tecido adiposo visceral e intramuscular.

Desenvolvimento da musculatura: aumenta o padrão metabólico e a resposta termogênica aos alimentos ingeridos.

Melhora o metabolismo da glicose, ideal para diabéticos tipo 1 e 2.

Aumento da densidade óssea e da mobilidade articular.



Aumento da capacidade cardiorespiratória.

Controle do perfil lipídico e lipoprotéico (= melhor controle do colesterol).

Melhora a função tireoidiana.

Prevenção da osteopenia (que é o começo de uma osteoporose precoce).

Melhora o condicionamento físico.


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