Potássio

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o potássio está somente relacionado com cãibras musculares e que sua principal fonte é a banana, vale a pena conhecer um pouco sobre esse mineral e a importância nele na sua alimentação.

Qual a função do potássio? Ele influencia a contratibilidade do músculo  liso, esquelético e cardíaco e afeta profundamente  a excitabilidade do tecido nervoso. Ele também é importante na manutenção de eletrólitos e equilíbrio do pH. Sabe-se hoje que dietas ricas em potássio estão associadas a uma pressão sanguínea menor.

Entre os alimentos excepcionalmente ricos em potássio (aqueles que normalmente tem mais de 300 mg por porção) estão a banana, melão amarelo, melão verde, manga, papaia, abacate, abóbora, hortaliças folhosas e batata doce. Outros alimentos como batatas, aspargos, cogumelo e quiabo, além de suco de laranja, pêssego, pera, kiwi e nectarina tem cerca de 200 a 300 mg de potássio por porção e são também boas alternativas. Pra quem não sabe, leite e iogurte também fornecem potássio - cerca de 300 mg por xícara de chá. E, além das fontes não processadas, substitutos de sal (como o sal light) geralmente contém potássio ao invés de sódio.

Uma deficiência moderada de potássio está associada a elevações na pressão sanguínea, excreção urinária elevada de cálcio e turnover anormal ósseo (leia-se reabsorção elevada e formação diminuta. Muito osso é reabsorvido e pouco formado, o que não é nem um pouco interessante não é verdade?).

Portanto, é necessário um planejamento cuidadoso da dieta para que as recomendações sejam atingidas corretamente. Vale lembrar que suplementos de potássio devem ser usados apenas sob recomendação e monitoramento, já que muito (ou muito pouco) potássio no sangue pode causar problemas.