Páginas

Pesquisar

Ortorexia nervosa: você sabe o que é?

Ortorexia nervosa é a obsessão não saudável por um ingestão alimentar saudável. É irônico porque as pessoas se tornam tão obcecadas com a idéia de saúde, que seus comportamentos acabam por se tornar nocivos à saúde. A obsessão com uma alimentação saudável e não com a quantidade de alimento consumido ou com o peso corpóreo faz a ortorexia diferente de outros transtornos alimentares.

Quem tem ortorexia consome todos os alimentos sem aditivos, conservantes ou métodos de processamento que tornariam o alimento "impuro". A ingestão alimentar se torna rigorosa e caracterizada pela negação. As relações sociais podem ser prejudicadas à medida que eles se tornam moralistas ao compararem suas dietas às de outros.

Comportamentos obsessivos em relação aos alimentos não são considerados normais. Perfeccionismo e rigidez na dieta quase sempre resultam em deficiências nutricionais, pois muitos nutrientes como vitaminas e minerais dependem de uma grande variedade de alimentos para fornecer a quantidade suficiente. Quem tem ortorexia provavelmente se beneficiaria com o aconselhamento de um psicólogo e um nutricionista com conhecimento em ingestão alimentar desordenada. Fique atento!