Páginas

Pesquisar

Emagrecer pra quê?

A obesidade traz consigo sérias repercussões à saúde dos indivíduos e populações. De acordo com relatório publicado pela OMS em 2009, dos cinco maiores fatores de risco para o aumento da mortalidade, três estão relacionados diretamente com a obesidade.

Com um ganho de peso próximo a 20% do peso desejável e de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), as chances de mortalidade por diabetes, hipertensão arterial, doenças coronarianas, patologias da vesícula biliar, entre outras aumenta em 20%, sendo que se dobra o risco de mortalidade por diabetes.

As chances de desenvolvimento de disfunções na vesícula biliar aumentam também e há um aumento em 25% no aparecimento de doenças cardiovasculares. Com um ganho de 40% no peso desejável, as chances de mortalidade acabam por aumentar em 55%; os riscos de diabetes se quadruplicam e o risco de doenças cardiovasculares aumentam em 70%. Isso tudo acontece mesmo que você ainda não apresente alterações nos exames bioquímicos, ou seja, é só uma questão de tempo.

Então...você ainda tem alguma dúvida em relação à importância do controle de peso?