Páginas

Pesquisar

Aveia: qual o melhor tipo?

A aveia é um cereal de alta qualidade nutricional, fonte de proteínas e lipídios como o ácido oléico e linoléico, além de vitaminas antioxidantes e fibras solúveis como as β-glucanas. Diversos estudos têm demonstrado que dietas suplementadas com farelo de aveia promovem uma redução significativa do colesterol sérico total e LDL (o famoso colesterol "ruim").

Existem diferenças entre as β-glucanas do farelo e do endosperma. As β-glucanas.do farelo produzem soluções com viscosidade mais alta e apresentam maior concentração de proteínas e outros carboidratos do que as soluções de β-glucanas do endosperma.

Farinha, farelo, flocos...qual o melhor tipo para consumir?

Em 1998, pesquisadores brasileiros que analisaram a aveia produzida em nosso país verificaram que o farelo de aveia apresentou concentração significativamente maior de β-glucanas do que outras formas de processamento. Isto é devido ao fato que o farelo é produzido principalmente com as camadas mais externas dos grãos, onde estão presentes maiores quantidades de parede celular. 

Atualmente, o farelo de aveia é o alimento disponível no mercado com maior teor de β-glucanas, sendo considerado um dos alimentos com ação mais potente em relação a diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo.

Como consumir? Em sucos, vitaminas, bolos, pães, misturados ao iogurte são algumas das inúmeras formas de incluir esse superalimento à sua dieta diária.