Páginas

Pesquisar

Dieta detox: realmente funciona?

Dietas detox viraram moda nos últimos tempos, principalmente com a promessa de perda rápida de peso. Quem é que não tem uma amiga que vive fazendo dieta detox pra entrar no vestido de uma festa que vai ter nos próximos 15 dias? 

Então...antes de entrar nesse esquema você precisa saber algumas coisas.

A grande maioria das dietas detox "da moda" são constituídas a base de sucos. Você se alimenta de sucos o dia inteiro, e isso vai variar de acordo com a duração da dieta que você escolher (1 dia, 2 dias, 3 dias...).

Sabemos hoje - e isso é comprovado através de inúmeros estudos - que alimentos líquidos não dão saciedade como os alimentos sólidos. A sensação de saciedade começa com a mastigação, portanto ingerir sucos o dia inteiro pode não ser uma boa idéia.

Um outro ponto importante é que sucos não tem nem metade das fibras presentes nas frutas inteiras. E são ricos em frutose, um carboidrato que o nosso corpo não lida muito bem. Também não são nutricionalmente adequados, pois tomar suco o dia todo não vai fornecer todos os nutrientes que você precisa e, se você ainda pratica atividade física regularmente, pior ainda.

Podemos definir dieta detox como aquela em que você retira tudo que é industrializado e ruim da sua alimentação, ou seja, não consome salgadinhos de pacote, sucos de caixinha, barrinhas de cereais ruins e por aí vai. E isso não significa viver a base de sucos. Uma boa dieta detox começa quando você tem conhecimento sobre alimentação. Quando você resolve comer comida de verdade: arroz, legumes, verduras, carnes magras, grãos integrais e por aí vai. 

"- Mas Renata, minha amiga fez e perdeu 2 kg em uma semana! Se eu fizer uma reeducação alimentar não vou perder peso rápido!"

Sim, sua amiga pode ter perdido 2 kg. Mas garanto que foi em grande parte de massa muscular. Afinal, nem é preciso saber muito para constatarmos que QUALQUER PESSOA que passa dias a base de sucos (ou sopas) emagrece facilmente não é mesmo? Agora pergunte pra sua amiga como está o peso dela agora. Muito provavelmente ela perdeu esses 2 kg, mas já deve ter engordado 3 devido à grande restrição alimentar e ao rebote de fome que ela deve ter sentido.

O recado é simples: fuja de dietas da moda e tenha paciência se você deseja perder peso. Melhor ir devagar e sempre do que ir muito rápido e não conseguir manter ou engordar tudo de novo. Respeite seu corpo e oriente-se sempre com um bom profissional.