Páginas

Pesquisar

Qual o melhor exercício para emagrecer?

Uma questão relevante e que ainda é muito discutida é qual o melhor tipo de exercício para o emagrecimento: treinamento de força ou aeróbio? Antigamente o mais indicado para indivíduos com objetivo de emagrecimento era o exercício aeróbio - nem se falava em treinamento de força para essa população. Hoje sabemos que cada um desses treinamentos tem sua importância. 

Ambos promovem aumento do gasto calórico e favorecem o balanço energético negativo. O exercício aeróbio auxilia de maneira mais significativa na melhora cardiorrespiratória, aumento do VO2 máximo e controle do colesterol e triglicérides. 

O treinamento de força é o principal responsável pelo aumento da força, velocidade, potência e melhora do equilíbrio. Além disso, o treinamento de força leva vantagem em relação ao aeróbio quando se trata do EPOC (consumo de oxigênio pós-exercício). O EPOC é um importante fator que auxilia no balanço energético negativo, pois é uma perturbação metabólica geral caracterizada pelo metabolismo elevado após o exercício.

Ou seja: se você quer emagrecer faça exercícios aeróbicos de curta duração e alta intensidade e dê muita importância à musculação!