Páginas

Pesquisar

Ortorexia nervosa

Você com certeza conhece alguém obcecado por alimentação saudável. Que sai e nunca come nada na rua. Que dá palpite na dieta de todos e acha que só a dele é a ideal e correta. Muita gente não sabe, mas essa pessoa pode ser portadora de um transtorno alimentar, que é chamado ortorexia nervosa.

A ortorexia nervosa é a obsessão não saudável por uma ingestão alimentar saudável. É irônico porque as pessoas se tornam tão obcecadas com a idéia de saúde, que seus comportamentos se tornam nocivos. A obsessão com uma alimentação saudável, e não com a quantidade de alimento consumido ou o peso corpóreo, faz a ortorexia diferente de outros transtornos alimentares.

Quem tem ortorexia consome todos os alimentos sem aditivos, conservantes ou métodos de processamento que tornariam o alimento "impuro". A ingestão alimentar se torna rigorosa e caracterizada pela negação. As relações sociais podem ser prejudicadas à medida que eles se tornam moralistas ao compararem suas dietas às de outros.

Comportamentos obsessivos em relação aos alimentos não são considerados normais. Perfeccionismo e rigidez na dieta quase sempre resultam em deficiências nutricionais, pois muitos nutrientes, como vitaminas e minerais, dependem de uma grande variedade de alimentos para fornecer a quantidade suficiente. 

Quem tem ortorexia se beneficiaria com o aconselhamento psicológico e acompanhamento nutricional adequado. Fique atento!