Páginas

Pesquisar

O que fazer no supermercado?

A qualidade da alimentação diária começa no momento em que você sai de casa e vai fazer suas compras no supermercado. Para não cometer erros, algumas dicas são importantes:

1. Nunca faça compras com fome. Isso reduzirá a probabilidade de compras por impulso ou até de abrir um pacote de biscoito e comer por lá mesmo.

2. Passe a maior parte do tempo nas áreas periféricas do supermercado. É lá que costuma se encontrar os alimentos menos processados e mais ricos em nutrientes.

3. Examine os ingredientes de um produto industrializado antes de comprá-lo para saber quais deles são mais predominantes. Limite o uso dos alimentos que contenham grandes quantidades de gordura vegetal hidrogenada, grãos e farinhas refinados, açúcar, sal e ingredientes artificiais. 

4. Familiarize-se com as informações nutricionais dos alimentos industrializados, que vem impressas na embalagem. Avalie o tamanho da porção, comparando-a com o que você considera uma porção. Em seguida, analise a quantidade de calorias, gordura e carboidratos, comparando com o que você aprendeu com seu nutricionista. 

5. Avalie o conteúdo de fibras do alimento. Em geral, as pessoas devem consumir de 25 a 35 gramas de fibras ao dia. 

6. Examine o conteúdo de sódio do alimento. Uma ingestão prudente deve ser bem inferior a 2400 miligramas.

7. Verifique o conteúdo de açúcar do alimento. Livre-se de tudo que contenha açúcar refinado, açúcar invertido, frutose, xaropes e por aí vai.

8. Cuidado para não ficar contando calorias, pois importante é o valor nutricional do alimento como um todo e não só o valor calórico. É assim que nascem as obsessões alimentares nada saudáveis. Se você se concentrar em escolher comida de verdade, alimentos integrais e minimamente processados já é um grande passo para melhorar a qualidade da sua alimentação.