Páginas

Pesquisar

Qual tipo de sal usar?

Com a enorme variedade de sais disponíveis no mercado, fica difícil saber escolher qual o melhor para usar. A confusão que isso gera na cabeça dos pacientes é imensa...é a blogueira fitness que recomendou usar esse, a amiga que fez dieta a vida inteira recomenda usar aquele, e por aí vai....

Sal light, sal refinado, sal rosa (ou sal do Himalaia), flor de sal...são inúmeras as opções e muitas pessoas não sabem ainda qual escolher. Pra resumir e ficar mais simples, o melhor sal é aquele que você usa COM MODERAÇÃO. 

De nada adianta comprar o sal mais caro do mercado se o seu consumo exceder as recomendações dietéticas entendeu? Você vai continuar fazendo mal à sua saúde, e ainda pagando um preço bem mais alto.

Vamos entender então as diferenças entre eles.

O sal light tem menos sódio pois contém potássio na sua composição. Ao invés de ser cloreto de sódio, vira cloreto de potássio. Simples assim.

Já o sal rosa possui alguns nutrientes a mais em comparação ao sal refinado. O porém é que esse sal não é fortificado com iodo como a legislação brasileira recomenda.

O sal refinado, como seu próprio nome diz, passa por um processamento tão grande que perde praticamente todos os seus nutrientes. Esse já é fortificado com iodo, ao contrário do sal rosa.

Já a flor de sal nada mais é do que o sal menos processado encontrado no mercado, o que significa que seus nutrientes são mais bem preservados. Mas, assim como o sal rosa (ou do Himalaia) também não é fortificado com iodo.

Enfim, agora fica a dúvida: qual sal usar? Na verdade, a resposta é muito simples: o melhor sal é aquele que você pode pagar e principalmente usa com moderação!