Páginas

Pesquisar

Vitamina D e excesso de peso

A grande maioria das pessoas já sabe da importância da vitamina D para manutenção dos ossos, mas essa vitamina também possui outras funções importantes, como: prevenção de diversos tipos de câncer, ação sobre o controle da pressão arterial, redução do risco de doenças cardiovasculares, prevenção do diabetes tipo 2, melhora do funcionamento neural, do desempenho físico e atuação no tratamento de doenças autoimunes.

Pode-se perceber que grande parte das doenças citadas ocasionalmente fazem parte de um quadro de excesso e peso ou obesidade certo? 

O que muitos não sabem é que pacientes fora do peso ideal devem ter atenção redobrada no controle dos níveis dessa vitamina, pois a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura. Em pacientes com sobrepeso ou obesidade ela se mistura com o tecido adiposo do indivíduo, tornando-se diminuída ou inativa. 

Como o excesso de peso aumenta o risco e a incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, avaliar a vitamina D nessa população é extremamente importante, até mesmo porque a faixa de referência de normalidade para pessoas acima do peso é completamente diferente quando comparada à faixa de referência de pessoas com peso normal.

Fique atento e consulte seu nutricionista!