Páginas

Pesquisar

Casar engorda?

Esse é um assunto muito interessante...

Todo mundo que casa costuma ganhar alguns quilinhos, não é verdade? E foi por esse motivo que resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto, que acabou virando meu projeto de pesquisa no curso de especialização em clínica.

Comecei com cerca de 8 casais, que não tinham nenhum grau de parentesco, com idade entre 20 e 40 anos. Nenhum deles era obeso antes do casamento e as mulheres tinham entre um e três filhos, no máximo. Todos eles foram investigados quanto aos hábitos alimentares, medidas antropométricas (peso, altura, percentual de gordura, circunferência da cintura e do quadril), estilo de vida, preocupação com a aparência física e prática de atividade física.

O resultado que eu esperava encontrar era que casar engorda sim, e muito. Ainda achei que nós, mulheres, pela gravidez e outros fatores, teríamos um ganho de peso muito maior que os homens. Mas, fiquei surpresa com o contrário: nesse grupo populacional, concluí que os homens foram os únicos que ganharam muito peso após o casamento, seja pela mudança nos hábitos alimentares, pelas modificações no estilo de vida, pelo trabalho fora de casa e falta de tempo para a prática de atividade física.

Então, fiquem espertos homens!!! Casar engorda - pelo menos um pouquinho...