Posso comer carboidratos à noite?

Todas as pessoas - ou pelo menos a maioria delas - que começam um processo de reeducação alimentar ou perda de peso fazem essa pergunta inúmeras vezes. Claro. O carboidrato foi banido do cardápio de muitas delas após o aparecimento de várias dietas da moda: a da proteína (só por curiosidade: o autor da dieta era médico - acredita? - e morreu de doenças cardiovasculares) a de South Beach, a da sopa, entre outras várias (e sem embasamento científico).
Com isso, a adesão ao tratamento se torna um pouco mais difícil. Com medo de engordar, alguns pacientes - por conta própria - retiram pães, biscoitos e principalmente arroz e feijão do cardápio diário. E, sabe o que acontece? Morrem de fome e acabam por abandonar o tratamento.
O que muitas pessoas ainda não entendem é que o carboidrato não é vilão nenhum. Muito menos à noite. O perigo está no tipo de carboidrato ingerido. Evidências mostram que o excesso de carboidratos simples (batata, pão branco, entre outros) pode aumentar a resistência à insulina e diminuir a produção do GH - famoso hormônio do crescimento - responsável por aumentar a massa magra e reduzir gordura corporal.
Mas não podemos deixar de lembrar que os carboidratos devem ser responsáveis por, pelo menos, 45% da ingestão calórica diária. O grande segredo é saber qual tipo de carboidrato deveremos ingerir. Dois exemplos: diminua o consumo de açúcar e, ao invés de comer pão branco, podemos dar preferência às versões integrais. Qual o objetivo? Simples. As versões integrais são ricas em fibras, resposáveis pelo funcionamento intestinal e pela sensação de saciedade (entre outros benefícios). Ou seja: você ficará satisfeito por mais tempo.
E tem mais: não tem problema algum comer carboidratos à noite. Basta saber quais escolher e as respectivas QUANTIDADES. O que você precisa saber é que tudo que é ingerido em excesso engorda. As proteínas (carne, leite e ovos, etc) e até mesmo uma fruta poderão engordar se estiverem além do que foi prescrito pelo seu nutricionista.
Então, cuidado. Não torne sua vida mais complicada. Consulte seu nutricionista para perder peso e melhorar seus hábitos alimentares. Dietas feitas sem orientação podem prejudicar a saúde, tornar a vida chata e desagradável e, o mais importante: não promovem uma perda de peso sustentável a longo prazo, apesar das promessas...