Páginas

Pesquisar

Se o refrigerante for light, pode ser à vontade?

A maioria dos meus pacientes que começam um tratamento para perda de peso ou reeducação alimentar me fazem essa pergunta. Afinal, se o refrigerante é light ele praticamente não tem calorias, não é mesmo? Sim. Então, como não tem calorias, posso consumí-lo à vontade? NÃO, NÃO E NÃO.


Mas, por que? O que muita gente ainda não sabe é que os refrigerantes pertencem a uma classe chamada de "calorias vazias". Esse termo normalmente é empregado para aqueles alimentos que não possuem nenhuma propriedade nutritiva, ou seja, não nutrem o organismo. O álcool também pertence a essa classe, para você entender melhor.


Se você prestar mais atenção, ao ler o rótulo de, por exemplo, uma coca-cola (zero ou light) vai perceber que o único nutriente em sua composição é o sódio. Aí, vai querer tomar à vontade. E é nesse momento que as pessoas se enganam. O sódio, em excesso, pode causar retenção hídrica, ou seja, você poderá se sentir "inchado". Sem contar a formação de gases em conjunto com a distensão abdominal. Um horror! Isso não é nem um pouco legal quando precisamos perder peso, não é?


E tem mais: além de ricos em sódio (e é por isso que refrigerantes não matam a sede), os refrigerantes à base de cola possuem cafeína. E cafeína em excesso pode diminuir a absorção de cálcio do nosso organismo. Traduzindo: de nada irá adiantar você ter uma alimentação rica em leite e derivados e se "entupir" de refrigerante depois. Vai jogar o seu esforço todo no lixo...


Agora você irá se perguntar o seguinte: se o refrigerante não for light? Ele terá nutrientes? Sim. A glicose é um deles. E tem alguns que ainda vem enriquecidos de vitaminas - tudo para enganar o público leigo e fazê-los achar que estão consumindo um alimento saudável.


Existem pessoas que quando estão precisando "acordar" tomam uma coca-cola e ficam novas em folha. Óbvio. Você está fornecendo uma boa dose de glicose (leia-se carboidratos) e também cafeína (um poderosos estimulante). Mas o efeito não é duradouro, sabe por que? Porque você nutriru seu organismo da forma errada. Só glicose não é suficiente, o corpo precisa de outros nutrientes para manter o seu funcionamento normal.


Então, se você antes achava que refrigerantes light podiam ser consumidos à vontade, estava enganado. Mas de vez em quando, não tem problema algum. O segredo é saber o horário e a dose adequada. Vamos tentar?