Páginas

Pesquisar

O que são alimentos termogênicos?

Muitas pessoas perguntam qual seria a maneira mais indicada para dar aquela "acelerada" no metabolismo, não é verdade? A razão principal seria perder de uma forma mais rápida aqueles quilinhos indesejáveis...


Estudos mostram que existem alimentos responsáveis por acelerar o metabolismo e, assim, queimar calorias. São os chamados alimentos termogênicos. Eles ajudam o organismo a queimar gordura e transformá-la em fonte de energia – até mesmo quando estamos em repouso. Fazem isso aumentando a necessidade de energia nas células, o que demanda maior quantidade de calorias que são queimadas em seu metabolismo. Quais são os alimentos responsáveis por isso?


Os alimentos mais indicados para acelerar seu metabolismo são: canela, gengibre, mostarda, chá verde, couve, pimenta, água gelada, laranja, acelga, aspargos, brócolis, kiwi, cafeína, guaraná, entre outros. Além de alimentos, existem alguns compostos que suplementados de forma correta, também podem ajudar bastante. Citrus, quitosana, algumas vitaminas e minerais tem essa função.


Em uma dieta balanceada, os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e o processo de emagrecimento, mas sozinhos, não tem nenhum efeito no organismo. Eles precisam estar associados a um estilo de vida saudável e uma rotina de exercícios. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras é muito importante para que se obtenha os efeitos necessários e esperados desses alimentos.


Apesar de naturais, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestívo sensível, por exemplo. O uso de condimentos como a pimenta e o gengibre pode agravar o quadro.


Por isso, é essencial o acompanhamento nutricional em pacientes que querem iniciar um tratamento de perda de peso usando alimentos termogênicos. Discuta com seu nutricionista como incluir esses alimentos em seu plano alimentar diário e acelere a perda de peso!