Páginas

Pesquisar

Os perigos das dietas de verão

Na tentativa de dormir "com aquela barriguinha" e acordar "capa de revista", muitas pessoas recorrem a regimes mirabolantes, que prometem a perda de peso em pouquíssimo tempo. Iludidos pelas "dietas de verão", muita gente fica sem comer durante várias horas (e às vezes dias), alimenta-se apenas à base de líquidos e verdes e recorrem a remédios naturais milagrosos. O sonho de se tornar uma pessoa magra e saudável pode acabar virando um pesadelo.


Algumas das conseqüências de dietas radicais e mal gerenciadas são tonturas, falta de resistência, anemia e até desmaios. Qualquer regime muito radical traz conseqüências negativas ao organismo. Além disso, nestes casos, é muito grande a probabilidade de as pessoas recuperarem o peso rapidamente.


  • Para emagrecer com saúde, é preciso buscar uma nova postura de vida, baseada em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos. Devagar e sempre: perder peso de uma forma saudável é, assim, uma questão de tempo, disciplina, força de vontade e, é claro, acompanhamento nutricional. O mais adequado é que se perca entre 0,5 a 1 kg por semana. É claro que cada pessoa possui seu ritmo. Às vezes, pode até não ocorrer inicialmente uma perda de peso significativa - mas, se você conseguir realizar uma mudança nos seus hábitos alimentares, já é um bom começo.

  • Mais do que isso, a pessoa pode estar perdendo outras coisas além de gordura, como massa muscular e óssea. Uma alimentação balanceada não só evita a perda de músculos como é mais viável de se manter por períodos mais longos. O que ocorre em geral é uma perda maior de peso no início do tratamento, quando a pessoa está muito acima do peso normal. Mas a tendência é estabilizar em pouco tempo.

  • A busca por uma postura de vida saudável deve nortear o dia a dia das pessoas. Infelizmente, a maioria acredita que dieta é um tratamento com prazo para terminar, e depois de perder alguns quilos volta a fazer tudo como era antes. Não é apenas uma questão de reeducação alimentar, mas uma mudança mais profunda, que atinja os hábitos e escolhas alimentares, além do estilo de vida. Em alguns casos, o uso de medicamentos é recomendado pelo médico para auxiliar tanto na perda quanto na manutenção do peso, tida como fundamental. Muitas vezes, após atingir ou se aproximar do peso alvo, a pessoa relaxa e abandona o tratamento, o que pode resultar na volta dos quilos perdidos.


  • Uma dica é fazer pequenos lanches - à base de frutas e barras de cereais, por exemplo - entre as refeições principais, o que estimula a chamada "termogênese pós-alimentar" e não deixa o indivíduo faminto. O importante é não confundir pequenos lanches com o hábito de beliscar o tempo inteiro, ou seja, fazer assaltos à geladeira de cinco em cinco minutos.

Além do fator estético, que chega quase a ser uma obsessão no verão (e, até mesmo em outras épocas do ano), a perda de peso e sua manutenção estão relacionadas diretamente à prevenção e ao tratamento de doenças.


Além de grandes melhoras cardiovasculares, alguns quilos a menos também podem resultar em uma injeção de auto-estima, que não apresenta nenhuma contra-indicação para a saúde psicológica das pessoas.



Essa matéria tambem foi publicada no site oficial da apresentadora Ana Maria Braga: