Páginas

Pesquisar

Chá branco x chá verde x chá vermelho

Com a infinidade de alimentos hoje no mercado com propriedades termogênicas, ou seja - que favorecem a perda de peso - muitas pessoas ainda tem dúvidas em qual produto escolher. No caso especial dos chás, existem milhares de tipos. Os mais conhecidos são o chá verde, o chá branco e agora, o chá vermelho.

Mas, qual a diferença entre eles? Como você deve ter lido no post anterior, o chá verde é coletado da planta Camellia Sinensis. O chá branco e o vermelho também. A diferença entre eles é que o branco é coletado antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e secos. Esse tipo de processamento permite que suas propriedades fiquem mais concentradas.

O chá branco é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Após a infusão, possui cor amareloavermelhada e sabor adocicado, diferente do chá verde que tem um sabor mais amargo. Também acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal.

Já o chá vermelho é na verdade uma derivação do chá verde que adquire determinadas características após passar por alta fermentação. Originalmente, suas folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais. Esse processo de maturação pode durar até 60 anos, fator responsável por seu preço mais elevado. Seu sabor é mais forte, mas não tão amargo.

Assim como o chá branco e o verde, o chá vermelho também acelera o metabolismo e contém polifenóis e flavonóides, componentes com poderosa capacidade antioxidante que ajudam a proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres. Também é fonte das vitaminas C, K, B1 e B2.

Fazendo parte de uma dieta saudável e indicado por especialistas, o consumo de chás é sempre bem-vindo. Escolha o seu e aproveite!