Páginas

Pesquisar

Manter a forma no inverno? É sopa!

Matéria também publicada aqui.

Todo inverno é a mesma coisa: o tempo esfria e a mesa fica cheia de coisas gostosas e com muitas calorias. Com os agasalhos as variações de peso se disfarçam e, de repente, todo o resultado de um planejamento alimentar corre o risco de ir por água abaixo. Embora nos dias frios o metabolismo aumente um pouco para manter a temperatura corporal, esta pequena elevação não é suficiente para compensar a eventual sobrecarga de calorias, por isso a regra é manter uma vigilância rigorosa.

Nesta época do ano, devido à variação térmica, é natural preferirmos comer pratos quentes. As sopas são, portanto, ótimas escolhas e para quem quer manter a forma ela traz vários benefícios. É apenas uma questão de se criar o hábito. Veja algumas vantagens:

. Por ter poucas calorias, pode substituir facilmente uma refeição se for preparada com ingredientes corretos
. É de fácil digestão e aquece o corpo nos dias mais frios
. É uma forma gostosa de ingerir vitaminas, fibras e minerais
. Hidrata o corpo no inverno, quando a tendência natural do organismo é sentir menos sede
. Por ser rica em fibras e água, dá saciedade e favorece o funcionamento . intestinal.

Dicas para preparar a sua sopa:
. Uma sopa saborosa e saudável sempre começa pelo supermercado. Percorra as prateleiras com um olhar atento em busca de ingredientes e temperos. Não despreze sua intuição e invista na criatividade.
. Use legumes cozidos ou batidos e tempere com alho, cebola, ervas a gosto (orégano, manjericão, alecrim, etc). Coloque sal ou caldos prontos com moderação pois contem muito sódio que, em excesso, pode causar retenção de líquidos.
. Macarrão e pães de acompanhamento são dispensáveis e só servem para aumentar as calorias com carboidratos de absorção rápida. Legumes, verduras, carnes e temperos já possuem o que você precisa.
. Não se esqueça de incluir uma carne magra, como frango desfiado, carne moída, peixe e peito de peru. Além de possuírem pequena quantidade de gordura em sua composição, são ricas em proteínas que são responsáveis pela sensação de saciedade.
. Atenção aos tipos de legumes usados. Use com moderação batata, mandioca, cará e inhame, pois eles têm um valor calórico mais elevado. Dê preferência àqueles mais leves, como chuchu, abobrinha, cenoura, couve-flor, repolho, folhas verdes em geral, tomate, vagem, etc
. Caso queira uma sopa mais cremosa, acrescente um pouco de queijo magro como requeijão light, polenguinho light ou mussarela light.
. Sopas instantâneas de pacotinho (ex: Vono, Express, etc) possuem poucas calorias – aproximadamente 60 calorias - e são um recurso rápido que pode ser usado na ceia ou até mesmo nos intervalos da manhã ou da tarde. Porém não substituem uma refeição pelo baixo valor calórico.