A teoria dos baldinhos: como engordamos

Imagine você que, em um programa de de perda de peso, se depara com uma situação onde o exagero alimentar é fato certo. Uma festa, por exemplo.

Para você saber como o seu corpo funciona, imagine 3 baldinhos, de tamanhos diferentes:


O balde verde são as proteínas, o azul os carboidratos e o amarelo as gorduras. Essa é a forma que o nosso corpo consegue processar cada tipo de nutriente por refeição. Portanto, processamos mais proteínas, depois os carboidratos e, por último as gorduras.

Dessa forma, você já deve ter notado que, se comer mais gorduras engordará mais, afinal, cada baldinho cabe uma determinada quantidade. Se colocarmos mais do que é possível transborda = ganho de peso. 

Para entender melhor:

Se vamos comer 100 kcal de algum alimento gorduroso como batata-frita e 100 kcal de outro com baixo teor de gordura, como arroz integral, mesmo com o mesmo valor calórico a batata engorda mais. Isso contece porque ela enche o pote amarelo, que é menor, e ele transborda. 

Em um lanche comemos pão, que tem somente carboidratos. Poderíamos ingerir alimentos com proteínas e gorduras, pois os baldinhos deles estão vazios. Nesse caso, comendo outros alimentos com mais carboidratos, como até mesmo as frutas, irá fazer com que o balde dos carboidratos transborde. Então, prefira colocar presunto e queijo magro no pão a beber um copo de suco.

As proteínas são os alimentos que menos engordam. Porém, são raros os alimentos que contém somente proteínas. Presuntos magros, como os de peru, clara de ovo e peito de frango são bons exemplos. Ao contrário do que pensamos, carnes, queijos e ovos também tem bastante gordura dependendo das escolhas.

Balanceie suas refeições entre carboidratos, proteínas e gorduras para encher os 3 baldes. Quando um estiver cheio, não coloque mais nele, pois qualquer quantidade além irá transbordar. Se já exagerou, tente se segurar. Cada caloria a mais, vai virar gordura. Não jogue tudo para o ar em uma refeição para tentar compensar depois.

Evite exagerar em uma refeição. Você pode até ir bem o da todo, mas se em uma hora escapuliu e perdeu o controle, acumulou gordura e, talvez, o que transbordou seja maior do que a quantidade queimada o dia todo.

Posteriormente à atividade física, TODOS OS BALDES AUMENTAM DE TAMANHO. Por isso, é a hora em que podemos comer mais e não engordar, pois você consegue aumentar o tamanho dos baldinhos quanto melhor for o seu condicionamento físico. Por isso a prática regular de exercícios físicos é tão importante, tanto para a perda de peso quanto para a manutenção. Não se esqueça!


Adaptado do livro "As Verdades que Você Precisa Saber", de Rodrigo Paiva.