Barrinha de cereal ou de proteína..qual escolher?

Barrinhas de cereais e de proteínas são alguns dos alimentos mais usados em tratamentos para redução de peso ou ganho de massa muscular. Existem inúmeras opções no mercado, mas...qual escolher?

Primeiramente, devemos aprender a ler os rótulos dos alimentos. Veja abaixo o rótulo de uma barrinha de cereal comum:



Apesar do baixo valor calórico, observam-se alguns fatores: pequena quantidade de proteínas (quase inexistente) e alto teor de fibras. Apesar de conter pouca gordura, ela vem praticamente da pior gordura possível, a saturada, responsável por aumentar o colesterol.

Veja agora o rótulo de uma barrinha de proteína:



Apesar do valor calórico superior, observa-se que metade dele vem de carboidratos e a outra metade de proteínas, responsáveis por dar saciedade e que devem estar presentes em TODAS as refeições. Também possui 2 gramas de gordura insaturada, a gordura do bem - responsável pela saúde cardiovascular e por diminuir o colesterol ruim. E, além disso, uma grande variedade de vitaminas e minerais, praticamente inexistentes nas barrinhas de cereais. Ok, ela não contém fibras, mas quem come corretamente consegue seu aporte diário facilmente através das frutas, verduras e alimentos integrais.

Dito isso, agora a escolha está muito mais fácil. Pare de escolher seus alimentos pelo valor calórico, e escolha sempre pelo valor nutricional. Ingerir um alimento pobre em calorias mas que estas sejam inadequadas, só irá prejudicar seus resultados, pois não dará ao seu corpo os nutrientes que ele precisa. 

Fique atento e converse com seu nutricionista!