Páginas

Pesquisar

Barras de cereais: devo consumir?

Algumas vezes é fácil ser enganado sobre a quantidade de gordura ou os tipos de gordura presentes em um alimento. Por exemplo, a maioria das pessoas considera a granola um alimento saudável. Algumas barras de granola e cereais tem pouca adição de açúcar ou gordura, assim, podem ser consideradas saudáveis. 

Por exemplo: uma marca popular de cereal de granola contém 15 gramas de gordura em uma porção de meia xícara, o que é quase a mesma quantidade de gordura presente em um cheeseburguer. Parte dessa gordura é saturada, e algumas barras de granola e cereais também podem conter muita gordura trans. Isso é só um exemplo da inúmera variedade de alimentos ditos "saudáveis", sendo que na verdade não são tão saudáveis assim.

Ler a embalagem do alimento ajuda a saber com certeza a quantidade e os tipos de gordura que ele contém. Mas, para ser preciso, é importante verificar cuidadosamente também o tamanho da porção referida. Por exemplo, o rótulo de um pacote de biscoitos  pode informar 3 gramas de gordura, mas essa é a quantidade encontrada em uma unidade. Se você sabe que consumiria 5 biscoitos, estará enganando a si mesmo se não multiplicar esse número por 5.