Cortar os carboidratos é interessante?

Controlar o peso com muita proteína e pouco carboidrato é uma atitude derrotista para uma pessoa que pratica atividade física, principalmente treinamentos de força (leia musculação). Sabemos hoje que para promover uma perda de peso adequada e sustentável a longo prazo a escolha dos carboidratos corretos é de suma importância para alcançar os objetivos desejados.

Não consumir carboidrato suficiente pode até diminuir a ingestão calórica, e quando se restringem calorias o organismo utiliza as proteínas da dieta para atender a demanda energética.

Desse modo, resta uma quantidade reduzida de proteínas para as funções fisiológicas que só elas podem desempenhar. Sem proteína suficiente, mais músculos serão perdidos com a perda de peso, levando ao efeito indesejável de redução na taxa metabólica, ou seja, o seu metabolismo vai ficando cada vez mais lento e ao contrário do que você esperava, a perda de peso vai começando a estacionar, até parar por completo. A conclusão é que, para preservar a massa muscular, são necessários tanto o carboidrato como a proteína.

Portanto, se você é daquelas pessoas que inventa de fazer dieta por conta própria, ou que pega na internet tudo quanto é coisa e coloca em prática, saiba que o seu resultado de perda de peso pode estar sendo muitíssimo prejudicado. Dietas ricas em proteínas (leia ricas, não exclusivas) tem excelente resultado quando conduzidas por um profissional especializado e podem ajudar - e muito - na perda de peso.