Páginas

Pesquisar

"Dieta da sopa" e saciedade

A grande maioria das pessoas que aparecem aqui no consultório, me perguntam se podem ficar tomando sopa até atingir o peso ideal. Logicamente, as sopas (principalmente de legumes) são uma refeição muito saudável, mas todo cuidado é pouco se você não tem orientação de como deve consumí-las. 

Vamos então explicar:

Os alimentos sólidos tem menor aproveitamento energético devido ao seu alto conteúdo de fibras, o que também resulta em menor energia na absorção. Além disso, também, necessitam de mais mastigação, fatores que contribuem para proporcionar MAIOR SACIEDADE. O mesmo não ocorre com os alimentos líquidos.

Após a ingestão de alimentos sólidos foi observada uma maior resposta do metabolismo de repouso, quando comparada com os alimentos líquidos. Alimentos sólidos também são bem mais aceitos pela população; e estudos demonstram que existe uma maior saciedade após a ingestão dos mesmos. 

Observou-se que, quando grande parte das calorias era ingerida na forma de líquidos, não observava-se compensação energética, ao passo que com os alimentos sólidos as pessoas RESTRINGIAM O CONSUMO POSTERIOR. Além disso, o esvaziamento gástrico também tem influência no controle da fome. Já é conhecido que alimentos líquidos tem esvaziamento mais rápido quando comparados àqueles na forma sólida, não proporcionando maior saciedade.

Agora deu pra entender como não dá pra viver só de sopa se você deseja perder - e manter - o peso?