Páginas

Pesquisar

Horário e combinação de alimentos e nutrientes

Para adquirir uma forma excelente e um desempenho máximo é bom esquecer o hábito comum de se fazer 3 refeições ao dia. Pessoas ativas precisam de se abastecer durante todo o dia, com pequenas refeições ou lanches a cada 3 horas, de preferência intercaladas com seu horário de malhação.

Ao se fazer várias refeições a tendência é combinar  a proteína com carboidrato e gordura, por exemplo, um sanduíche de peru, uma rosquinha com manteiga de amendoim ou uma maçã com nozes. O hábito de realizar várias refeições garante também variação na dieta e mantém constantes os níveis de açúcar no sangue, de modo a evitar baixas durante o dia (um ciclo que leva ao armazenamento de gordura e à compulsão).

A inclusão de pequenas quantidades de proteína nas refeições e nos lanches permite controlar o apetite, alimentar os músculos de modo mais eficiente e conservá-los quando se quer perder gordura. Favorece também a queima de gordura, porque realizando várias pequenas refeições ao dia a proteína aumenta a termogênese, processo pelo qual o organismo converte as calorias ingeridas e a gordura armazenada em calor.

Outra vantagem é o desempenho mental. Refeições regulares e em horários determinados auxiliam a pensar melhor e processar as informações de maneira mais eficaz, a manter a concentração por mais tempo e a levantar o humor.