Páginas

Pesquisar

Plasma de argônio: uma alternativa para o reganho de peso pós bariátrica

Para quem realizou a cirurgia bariátrica, fez a técnica Bypass/Fobi-Capella e voltou a ganhar peso devido ao alargamento da anastomose (que é a ligação entre o estômago e o intestino), surge mais uma alternativa para facilitar a perda do peso readquirido. 

É um tratamento onde são realizadas, em média, três sessões de aplicação do plasma de argônio (uma espécie de laser) com intervalos de um mês e meio a dois meses entre cada uma delas. 

O objetivo é diminuir o diâmetro da anastomose (região por onde passa o alimento que sai do estômago para o intestino), fazendo com que o paciente tenha saciedade por mais tempo, induzindo-o a comer menos.

Com isso, desde que haja uma reeducação alimentar, a perda de peso volta a ocorrer.

O procedimento é endoscópico e ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta logo após despertar da sedação, que é realizada sob a supervisão de um médico anestesiologista e dura em média 30 minutos. Apresenta baixo risco e é muito bem tolerado pelos pacientes.

Por ser um procedimento endoscópico é recomendado que seja realizado por um médico endoscopista. 

A dieta pós procedimento se assemelha em muito à dieta pós cirurgia bariátrica, a diferença entre elas é o tempo de duração de cada fase; que no plasma é muito menor. 

Veja um vídeo explicativo demonstrando todo o procedimento.